Santa Casa de Jacareí comemora 168 anos com celebração de missa

A Santa Casa de Misericórdia de Jacareí comemora, na próxima quinta-feira (22), 168 anos desde a sua fundação.

Para marcar a data especial, acontece uma missa de ação de graças na capela do hospital (Rua Antônio Afonso, 119, centro). A celebração tem início às 9h e é aberta ao público em geral.

Além disso, o hospital recebe, a partir das 10h, o Cônsul Geral de Portugal no Estado de São Paulo, Paulo Lopes Lourenço. A autoridade portuguesa fará uma visita pelas dependências do hospital, além de conversar com lideranças religiosas, pessoas relacionadas à irmandade provedora da Santa Casa e gestores do Hospital.

Resultados – No início de 2017, o hospital possuía um déficit financeiro de R$ 600 mil. No início de 2018, esse valor passou a ser de R$ 300 mil. O montante representa dívidas herdadas e acordos trabalhistas passados, uma vez que com os valores repassados mensalmente pela prefeitura, o hospital custeia todos os procedimento e serviços em dia.

Elisete Sgorlon, superintendente da Santa Casa, afirma que os resultados de 2017 são um verdadeiro presente para este novo ano. “Desde o ano passado a Santa Casa tem obtido melhoras expressivas e estamos, com o apoio da Prefeitura, dos funcionários e de voluntários, dando uma nova cara para esse importante e histórico hospital na cidade”.

Melhorias no atendimento e acolhimento dos pacientes e acompanhantes também foram sentidas “na pele”. Isso se deve, principalmente, pelo novo diálogo do hospital com seus colaboradores e nas ações para melhorar a qualidade de trabalho.

Além disso, foram ampliados os canais para pesquisa de satisfação, melhorando a comunicação com os pacientes e familiares e recebendo feedbacks que permitem o aperfeiçoamento dos trabalhos, bem como a nova postura na realização de parcerias e trabalhos voluntários que contribuam com o hospital.

A história da Santa Casa caminha junto com a história da cidade e tem cuidado dos jacareienses e de outros munícipes da região com muito zelo e amor, apesar das dificuldades. Oferecer um atendimento cada vez melhor sempre foi nosso objetivo, desde quando assumimos a gestão da Prefeitura, no início de 2017. Estamos no caminho certo”, comemora a secretária de Saúde, Rosana Gravena.

Apesar de ser um projeto fundado pela irmandade, a Santa Casa de Jacareí está sob intervenção da Prefeitura desde 2003.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)