Sala Mário Lago recebe a peça ‘Linhas Invisíveis’ nesta terça-feira (05)

Escutar áudio do texto

A peça aborda a vulnerabilidade das mulheres negras e questões que envolvem infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)

Com o desejo de enfrentar dilemas ainda comuns na sociedade, como a vulnerabilidade das mulheres, principalmente as negras, e o tabu social em torno das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), ambos históricos problemas sociais que ainda persistem de maneira gritante em pleno século 21, acontece nesta terça-feira (05), às 19h, na Sala Mario Lago, a apresentação da peça ‘Linhas Invisíveis’, do grupo de teatro Laboratório Químico.

Após a apresentação, acontece uma roda de conversa para interação do público com especialistas da área. Participam do momento Ana Ferri, que é psicóloga, psicodramatista e consultora do programa IST/AIDS de Jacareí; Dr. Paulo Sérgio Rodrigues, psicólogo e especialista em sexualidade humana; Karina Muller, que é jornalista, escritora e criadora do grupo Caixa de Historias; além de Ivani Melo, que é formada em artes e desenvolve trabalhos com teatro, contação de histórias, arte e educação e ações culturais que promovem a humanização dos espaços, terapia holística e cultura de paz.

Números– Dados epidemiológicos apontam um risco maior da mulher negra se infectar com o vírus do HIV 50% maior que das mulheres brancas. “Queremos dar passos cada vez maiores para diminuir a vulnerabilidade social e racial que essas mulheres enfrentam”, afirma a coordenadora do Programa Municipal ISTs/HIV/AIDS/HV, Lilihan Martins da Silva.

 A questão biológica, segundo a coordenadora do programa, não representa e nem caracteriza o fator decisivo deste problema. “A questão é social, que está presente todos os dias em nossas vidas. É o racismo institucional, a desigualdade social e também o machismo nas relações, que envolvem questões de gênero, violência sexual, violência doméstica e até negociação quanto ao uso de preservativo, que contribui com maiores chances de infecção”, conclui.

O evento é uma iniciativa do Programa Municipal ISTs/HIV/AIDS/HV, da Secretaria de Saúde, e faz parte das ações de enfrentamento e prevenção ao tema.

Serviço

Peça ‘Linhas Invisíveis’

Terça-feira (5), às 19h, Sala Mario Lago, Pátio dos Trilhos, centro, Jacareí-SP

Entrada: Gratuita.

Público: Livre

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)