Saiba como se candidatar a delegado regional na revisão do Plano Diretor

Interessados poderão escolher em qual oficina concorrer a uma vaga. Para participar, basta apresentar documento oficial de identidade e o número do título de eleitor regularizado

A partir do dia 1º de agosto, moradores de Jacareí terão oportunidade de participar da nova etapa da revisão do Plano Diretor, com a realização de 26 oficinas em todas as regiões da cidade. Além de participar de uma capacitação e de apresentar propostas de alteração ao Plano, os participantes também poderão se inscrever como candidatos a delegado regional.

O delegado regional é o representante da população que terá direito a votar nas propostas de revisão do Plano Diretor que irão integrar o projeto de lei de revisão a ser encaminhado à Câmara Municipal. Ao todo serão até 390 vagas para delegados, sendo até 260 vagas para delegados regionais e até 130 para delegados técnicos.

AS 260 vagas disponíveis para delegado regional foram distribuídas nos 26 locais em que serão realizadas as oficinas, divididas proporcionalmente à população de cada bairro atendido.

Confira a distribuição de vagas por oficina no final deste texto.

Inscrições no Dia da Oficina

Para concorrer a uma vaga de delegado regional, o interessado deverá se inscrever na oficina em que deseja ser candidato, apresentando documento oficial de identidade e número do título de eleitor devidamente regularizado. Cada candidato a delegado regional somente poderá se inscrever e ser votado em uma única oficina, sendo proibida a candidatura em mais de uma oficina.

As inscrições serão abertas com uma hora de antecedência do início da oficina e serão encerradas após o fim da etapa de coleta de propostas de revisão. O número de delegados regionais eleitos em cada oficina vai depender do número de pessoas presentes. Os cinco primeiros participantes poderão eleger um delegado entre eles. A partir dos cinco primeiros, será eleito um delegado para cada grupo de dez pessoas. Os eleitores somente poderão votar uma única vez durante todo o período de oficinas, proferindo um voto para delegado técnico e um voto para delegado regional.  As pessoas que votaram em uma oficina poderão participar das demais apenas na condição de ouvintes.

Para conferir o PDF com o passo a passo da inscrição, clique aqui.

Entenda como Acontecerão as Oficinas

A eleição dos delegados acontecerá durante as oficinas de revisão do Plano Diretor, entre os dias 1º e 15 de agosto. Na primeira parte das oficinas, os participantes conhecerão o resultado da Leitura Crítica da Cidade. Também serão apresentados os dados relativos ao Relatório de Monitoramento, estudo destinado à avaliação da aplicação do atual Plano Diretor desde 2003, quando foi publicado, até os dias de hoje.

Na segunda parte, os participantes serão convidados a formular propostas de alteração ao Plano Diretor vigente. E, na terceira, irão votar nos candidatos a delegado regional e delegado técnico. Para votar, o participante deverá comprovar que é eleitor do município de Jacareí, apresentando documento oficial de identidade e número do título de eleitor devidamente regularizado junto ao TRE-SP, com domicílio eleitoral na cidade.

Distribuição de Vagas por Oficina

– Local: EducaMais São João

Bairros: São João, Cidade Jardim, Jardim Didinha, Jardim Jacinto, Jardim Siesta

11 vagas – 1º de agosto – 19h

– Local: EMEF Aluízio do Amaral Campos

Bairros: Quilombo Coração Valente, Bandeira Branca 1 e 2

11 vagas – 1º de agosto – 19h

– Local: EMEIF Adélia Pereira Braz Rossi

Bairros: Santo Antônio da Boa Vista, Jardim Leblon

4 vagas – 2 de agosto – 19h

– Local: EMEF José Éboli de Lima

Bairros: São Silvestre Vila Garcia, Vila São João, Jardim Boa Vista, Jardim São Gabriel, Chácaras Marília, Chácaras Guararema

8 vagas – 2 de agosto – 19h

– Local: EMEIF Tarcísio Francisco Barbosa

Bairros: 1º de Maio, 22 de Abril, Recanto dos Pássaros, Portal Alvorada

8 vagas – 3 de agosto – 19h

– Local: EducaMais Centro

Bairros: Centro, Jardim Bela Vista, Jardim Pereira do Amparo, Jardim Mesquita

21 vagas – 3 de agosto – 19h

– Local: EMEF Joaquim Passos

Bairros: Cidade Salvador, Jardim Real, Jardim Santa Marina

16 vagas – 4 de agosto – 19h

– Local: EMEF Ricardina dos Santos Moraes

Bairros: Nova Esperança, Jardim Imperial, Nova Jacareí

13 vagas – 4 de agosto – 19h

– Local: EMEF Maria Luiza de Souza Vasques

Bairros: Rio Comprido, Conjunto Santa Paula

9 VAGAS – 5 de agosto – 19h

– Local:  EMEF Conceição Aparecida Magalhães Silva

Bairros:  Jardim Novo Amanhecer, Jardim Paraíso, Jardim Pitoresco, Vila Romana, Jd. Coleginho, Jd. do Marquês, Conjunto Santa Terezinha 1

11 VAGAS – 5 de agosto – 19h

– Local:  EMEIF Jorge Vieira da Silva

Bairros: Varadouro

5 VAGAS – 6 de agosto – 9h

– Local:  EMEIF Presbítero Mabito Shoji

Bairros: Veraneio Ijal e Veraneio Irajá

1 VAGA – 6 de agosto – 9h

– Local: EMEF Célia Guedes

Bairros: Jardim Primavera, Jardim Vera Lúcia, Jardim Marcondes, Jardim Luiza, Jardim Califórnia

18 VAGAS – 8 de agosto – 19h

– Local:  EMEF Professora Maria Regina Cachuté

Bairros: Jardim Imperial e Jardim Pedramar

5 VAGAS – 8 de agosto – 19h

– Local: EMEF Delly Gaspar dos Santos.

Bairros:  Conjunto São Benedito, Vila Zezé, Parque dos Príncipes

15 VAGAS – 9 de agosto – 19h

– Local: EMEF Tito Máximo

Bairros:  Parque Santo Antônio, Jardim das Oliveiras, Jardim Nova Aliança, Vila Aprazível, Bela Vista, Jardim Maria Amélia 1, 2 e 3, Jardim Santa Mônica