Sábado (28) tem Book Park Itinerante no Igarapés

Uma atividade educativa levará a leitura para o bairro Igarapés neste sábado (28). Será o 7º Book Park Itinerante, na Escola Estadual Prof.ª Alcina Moraes Salles (rua Tariana, 106, Chácaras Reunidas Igarapés), a partir das 14 horas. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, tem a parceria da PVE (Parceria pela Valorização da Educação), e é uma das iniciativas que compõe as ações planejadas de levar a leitura para bairros afastados.

A proposta é estimular vivências em locais descentralizados com pouco acesso a equipamentos culturais, onde os moradores possam se relacionar com o universo literário de forma prazerosa e instigante. O programa da PVE tem o objetivo de contribuir para a melhoria da educação pública, por meio da mobilização social das comunidades e do apoio à qualificação das práticas de gestão educacional. Teve início em fevereiro de 2018 e reuniu vários setores da sociedade para a formação de um grupo de agentes mobilizadores sociais com o tema “Juntos pela Leitura”.

Inspirado nesse tema, e articulados ao Programa Jacareí Cidade Leitora e Matematicando, foram formadas frentes de trabalho, que contam com a participação de representantes de diversas entidades e setores da sociedade como: Secretaria Municipal de Educação, Suzano, Doutores Coloridos, Fênix, Academia de Letras de Jacareí, Rotary, Rotaract, CEDAC, Instituto Votorantim, Associações Amigos de Bairro, Líderes Religiosos, Biblioteca Municipal Macedo Soares, Biblioteca Comunitária Ler para Crescer, Fundação Cultural de Jacareí, SAAE, Secretaria de Esportes e Secretaria do Meio Ambiente. Os grupos buscam planejar e executar ações para engajar toda a comunidade em prol da educação.

Uma outra frente de trabalho denomina-se Provocações Literárias. Esse grupo visitou faculdades de Pedagogia de Jacareí levando o programa de formação para estudantes que queiram participar do projeto. Esses estudantes recebem remuneração como estágio, aulas e ainda atuarão em seus próprios bairros como contadores de histórias.

Neste ano, apoiados pela empresa Suzano, vários municípios do Vale do Paraíba participam do PVE. Além de Jacareí, as cidades atendidas são: Igaratá, Santa Branca, Paraibuna, Pindamonhangaba, Salesópolis e Tremembé. O programa, cuja finalidade é constituir e fortalecer as redes locais pela educação, prevê impactar direta e indiretamente cerca de 50 mil pessoas, entre educadores, estudantes e comunidade.

Programação – Confira a programação desta 7ª edição do Book Park:

13h30 – Recepção dos convidados

14h15– Abertura

14h30 – Apresentações culturais de alunos: Música e Teatro da EMEI Comendador Antônio e Contação de Histórias

15h – Circuito de Oficinas: Arte, Corpo e Movimento; Contação de Histórias, Jogos Matemáticos, Construção de Histórias, Simulação de Jogo Geotrunfo, Intervenção Jovem sobre dados educacionais

15h50 – Apresentação de Danças de alunos

16h – Teatro de Sombras

16h10 – Apresentação de Capoeira

16h30 – Encerramento

Atividades simultâneas durante o evento – Tenda da Bruxa Ero e Intervenção do projeto “Conte-me o seu sonho e ganhe um livro, Exposição de trabalhos das escolas, Exposição de artesanato, Recrutamento de novos mobilizadores, EJA em ação, Espaço Zen.