Sábado (17) tem Cata-Treco na região do bairro Cidade Jardim

Os bairros Cidade Jardim, Balneário Paraíba e Jardim Panorama recebem no próximo sábado (17) o Cata-Treco. Na última operação, no Jardim Colinas e Campo Grande, a Secretaria de Meio Ambiente recolheu 4.470 quilos de produto.

A Operação Cata-Treco é um serviço itinerante de coleta de materiais especiais realizado pela Prefeitura de Jacareí. Para o dia 24 a programação é para os bairros Jardim Boa Vista e Jardim do Marquês. A operação recolhe peças de grande volume que não são retiradas pela coleta do resíduo úmido (formado por materiais orgânicos como cascas de frutas e legumes, folhas e restos de comida e não recicláveis).

No Cata-Treco são recolhidos pneus, móveis, colchões, geladeiras e outros eletrodomésticos, embalagens, roupas e sucatas em geral. A Secretaria de Meio Ambiente informa ainda que entulho de construção, poda e capina não são considerados materiais especiais e, portanto, não são coletados.

Na véspera da operação são distribuídos panfletos pelo bairro a ser atendido, orientando os moradores a separar o material que quiserem descartar e deixá-lo na calçada, na frente da casa, já na noite anterior. Nessas operações, cerca de 100% de todo material recolhido é reaproveitado pela Cooperativa Jacareí Recicla, que tem apoio da prefeitura.

A operação Cata-Treco visa à saúde preventiva da população e à preservação do meio ambiente, pois evita que objetos sejam descartados em locais impróprios, como áreas verdes, terrenos e córregos. Além disso, o serviço contribui com a limpeza da cidade, ajuda os moradores a manterem suas casas limpas e evita também a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

O Cata-Treco é realizado aos sábados, das 7h às 12h, sempre em um bairro diferente da cidade. Mais informações pelos telefones (12) 3955-9713 / 3961-3040.

(Marta Fernandes/PMJ- fotos Luiz Cepinho)