SAAE promove aproximação com a comunidade para estimular o uso racional da água

Escutar áudio do texto
Saae _ Visita 2
Alunos do ensino fundamental visitando a ETA (Estação de Tratamento de Água) Central – Foto: Valter Pereira/PMJ

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Jacareí, por meio de seu programa de responsabilidade socioambiental, desenvolve uma série de atividades junto à comunidade com o objetivo de difundir a importância do uso racional da água. “É preciso que todos tenham consciência de que a água é um bem finito e muito valioso, até por ser imprescindível à vida”, disse o presidente do SAAE, Dalton Ferracioli.

Aulas – Uma destas atividades é o projeto permanente de educação para o uso racional da água realizado junto à rede municipal de ensino desde 2014. Atualmente o projeto atende a cerca de 1.700 estudantes de quatro escolas do Ensino Fundamental e mais uma da Educação Infantil, com aulas de 50 minutos de duração, incluídas no calendário escolar de cada uma dessas unidades de ensino.

“Focamos mais o trabalho nos estudantes do Ensino Fundamental porque os adolescentes nessa faixa etária são considerados multiplicadores de informação e transmitem aquilo que aprendem para os pais, irmãos, colegas”, comentou a coordenadora do programa de responsabilidade socioambiental do SAAE, Graciela de Oliveira.

As aulas são sempre acompanhadas de amplo material de apoio, bastante didático, que inclui cartilha para colorir e panfletos com dados estatísticos sobre o percentual de água potável existente no planeta, uma arte mostrando os processos de captação, tratamento e distribuição de água na cidade e ainda dicas para se evitar o desperdício desse bem tão precioso.

Palestras – A autarquia também realiza palestras sobre o tema voltadas às demais faixas etárias em escolas, cursos técnicos, faculdades, empresas e grupos em geral que manifestem interesse pelo assunto.

“Fizemos palestra em um condomínio residencial que nos pediu orientação para reduzir a conta de água e o resultado, após três meses, foi uma diminuição do consumo em cerca de 50%”, comentou a coordenadora Graciela, acrescentando que neste caso até o valor do condomínio foi reduzido, com a economia de água.

Visitas – Além das aulas e palestras, a equipe do programa de responsabilidade socioambiental promove também visitas monitoradas de grupos diversos às estações centrais de tratamento de água e de esgoto do município. Os visitantes conhecem pessoalmente como funcionam os processos de captação, tratamento e distribuição de água e também os de coleta e tratamento de esgoto. Nos últimos 15 anos o tratamento de esgoto em Jacareí passou de 2% para 60% e a distribuição de água tratada chega a 98% dos moradores da cidade.

Os visitantes também são levados a conhecer o novo reservatório de água com capacidade para 5 milhões de litros, recém inaugurado e instalado na área da ETA (Estação de Tratamento de Água) central e que ampliou a reserva da cidade de 27,3 milhões para 32,3 milhões de litros. Outro setor visitado são os laboratórios físico-químico e biológico do SAAE de Jacareí, que se destacam pela qualidade e eficiência, tendo recebido desde 2014 as notas máximas em avaliações nacionais do programa interlaboratorial intitulado “ProÁgua Ambiental”, em conjunto com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Tanto o agendamento de visitas às estações quanto o pedido de aulas e palestras podem ser feitos pelos telefones 9 9141-1777, com a própria Graciela de Oliveira.

(Comunicação /SAAE Jacareí)