SAAE participa de evento nacional sobre saneamento básico em Jaraguá do Sul (SC)

O SAAE de Jacareí participou do 46º seminário da ASSEMAE (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento) realizado em Jaraguá do Sul (SC) no período de 16 a 19 de maio.

O diretor geral André Carneiro, a engenheira Natasha Kredensir e a bióloga Daiane Simão representaram o SAAE de Jacareí no evento, que contou com a participação de aproximadamente 2.000 representantes de autarquias e empresas municipais de saneamento todo o Brasil e também do exterior.

Esse ano o encontro destacou a universalização do saneamento básico, a importância em se reduzir perdas nos sistemas de distribuição de água e ainda a necessidade de se aumentar os investimentos em saneamento em todas as esferas governamentais. Houve palestras, debates, painéis, mesas redondas, exposição de trabalhos técnicos e apresentação de tecnologias inovadoras, soluções e experiências de sucesso na área ambiental.

Para o diretor geral do SAAE de Jacareí, André Carneiro, “o evento é de suma importância para o setor, pois proporciona atualização tecnológica e troca de experiências com outros profissionais da área, o que permite ampliar os horizontes na busca de soluções para as mais diversas questões relacionadas à questão do saneamento e, assim, melhorar cada vez mais a gestão aqui em nossa cidade.”

Como já é de costume, durante o seminário foi realizada também a assembleia nacional da ASSEMAE, em que são discutidos os assuntos relacionados diretamente à associação. “Como representantes de um setor tão importante para a comunidade em geral, devemos nos manter preparados para enfrentar os desafios inerentes ao saneamento em nível nacional”, disse o presidente da ASSEMAE, Aparecido Hojaij. “Assim reafirmamos nosso compromisso junto aos associados de todo o Brasil, cientes de que caminhamos unidos e fortalecidos rumo à universalização do saneamento básico, com qualidade e participação social”, concluiu.

Encaminhamento: Como resultado do evento, a Assembleia Geral de associados aprovou a “Carta de Jaraguá do Sul”, documento que reafirma o compromisso da ASSEMAE a favor do municipalismo autônomo e soberano nos rumos do saneamento básico. De acordo com o texto, a entidade não medirá esforços para que os serviços municipais tenham capacidade técnica e financeira de gestão, garantindo a continuidade da prestação dos serviços, a manutenção da estrutura e a otimização dos recursos disponíveis.

(Assessoria de Imprensa SAAE de Jacareí)