SAAE Jacareí realiza projeto de educação sobre saneamento

Escutar áudio do texto

Ação de conscientização ambiental em escolas teve início no Dia Mundial da Água

Jacareí, 27 de março de 2023 – O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Jacareí lançou na semana passada, em celebração ao Dia Mundial da Água (22), o projeto “Saneamento em Foco: Um compromisso com o futuro”. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do saneamento básico para a saúde pública e a preservação do meio ambiente.

O projeto inclui a realização de palestras em escolas públicas e privadas da cidade, bem como a distribuição de material educativo sobre a importância da água e do saneamento básico. Também serão promovidas visitas guiadas às estações de tratamento de água e esgoto, onde os participantes poderão aprender sobre o processo de tratamento e a importância de preservar os recursos hídricos.

Desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto atenderá esse ano mais de mil alunos em 4 escolas municipais. Com abordagens lúdicas específicas para atender a faixa etária, também receberão a visita do SAAE Jacareí 10 escolas públicas de educação infantil.

O Rio Paraíba do Sul, que corta Jacareí, é um dos principais mananciais do Estado de São Paulo e abastece também parte dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde cerca de 15 milhões de pessoas utilizam sua água como fonte de abastecimento. Por isso, é fundamental que a população compreenda a importância de preservar esse recurso natural, além de entender a necessidade do tratamento adequado do esgoto para evitar a poluição e o comprometimento da qualidade da água.

Atualmente, o SAAE Jacareí realiza 99% de coleta e 85,32% de tratamento de esgoto da cidade e atende 99,36% da população do município com rede de água, o que demonstra o compromisso da instituição com a qualidade de vida da população. Segundo o presidente da autarquia, Nelson Gonçalves Prianti Júnior, “a educação é a base para a conscientização da população sobre a importância do saneamento básico. Com esse projeto, esperamos contribuir para a formação de uma sociedade mais consciente e responsável em relação ao meio ambiente e à saúde pública.”

Visando levar educação sobre água e saneamento a toda população, o SAAE Jacareí conta também com o projeto “Educador Móvel”. Criado em 2017, o veículo leva conhecimento para os quatro cantos da cidade, ampliando a comunicação com os munícipes e realizando atividades educativas de forma interativa, por meio de jogos eletrônicos, demonstrações, oficinas, vídeos, entre outras atividades.

Idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água pretende sensibilizar a população sobre a importância da água doce e defender a gestão sustentável desse recurso vital. “O SAAE Jacareí reforça a importância da data e a necessidade de se adotar uma abordagem integrada e colaborativa para a gestão dos recursos hídricos, envolvendo o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil em geral. Afinal, a água é um recurso limitado e essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos no planeta”, conclui Prianti.

Comunidades, empresas, escolas e demais órgãos podem agendar para receber os projetos de educação do SAAE, por meio do e-mail [email protected], e telefone 3954-0300, ramal 1604 ou 1895.