SAAE e Prefeitura concluem primeira capacitação do projeto AQUA Empreendedores

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e a Prefeitura de Jacareí concluíram a capacitação da primeira turma do projeto AQUA Empreendedores. O programa é uma oportunidade de recolocação no mercado de trabalho e de complementação de renda, com capacitação profissional focada na sustentabilidade em defesa da água.

A capacitação teve início no dia 6 de dezembro e foi concluída no dia 15, totalizando 14 horas de curso. A primeira etapa foi realizada no auditório do SAAE, com abordagens sobre a importância do saneamento e da água para a vida das pessoas e para o desenvolvimento da cidade.

Além disso, foi abordado sobre a importância da defesa da água para evitar crise hídrica; empreendedorismo sustentável; benefícios e cuidados durante as atividades no setor automotivo a seco (sem água); logística reversa; descarte correto de resíduos, preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos.

A segunda e a terceira etapa foram realizadas no Centro de Inovação e Empreendedorismo de Jacareí (INOVA), com os temas: comportamento empreendedor; formalização e crédito fácil. Nas etapas práticas os participantes aprenderam sobre o setor de estética automotiva; as formas de cuidar dos veículos preservando a água e o meio ambiente e como realizar limpeza e higienização sem água.

Já as atividades práticas aconteceram no Stúdio NCars, empresa parceira inscrita no projeto, integrante do INOVA e sediada na cidade. A última etapa foi realizada no auditório do SAAE, com a fixação de conteúdo, esclarecimento de dúvidas, feedback dos participantes e entrega dos certificados.

AQUA Empreendedores

O projeto foi desenvolvido pelo SAAE, através do programa de Interação e Educação sobre Saneamento (IES), em parceria com a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana (Núcleo de Educação Ambiental), Banco do Povo, SEBRAE, NCars (inscrita) e sociedade civil também integram o projeto.

A proposta do projeto é capacitar os que têm interesse em empreender ou atuar de forma autônoma no setor de higienização, estética e limpeza automotiva a seco, para fomentar a economia local e criar oportunidades de negócios sustentáveis e inovadores, com geração de emprego, retorno ao mercado de trabalho e renda.

Visando atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030) estabelecidos pela ONU, elevar os indicadores de Jacareí e contribuir com a retomada da economia pós-pandemia, o projeto Aqua Empreendedores busca reduzir, no mínimo, 10% dos processos de consumo em 2022. Dessa forma, a cada 10 carros lavados na cidade, serão poupados cerca de quatro mil litros de água potável.

Após a conclusão do curso, as empresas parceiras receberão um Aqua Selo de Empresa Defensora da Água, plantarão árvores na cidade e doarão caixas d’água para comunidades de maior vulnerabilidade social, no decorrer do projeto.

Participantes

Participaram do projeto cidadãos de Jacareí e de São José dos Campos. Alguns buscam oportunidade de empreender e gerar renda, outros querem empreender, como complementação de renda.

“O projeto chegou como uma grande oportunidade de adquirir conhecimento e de começar um negócio. Ele gosta dessa área, quero ajudá-lo a empreender no setor, contribuindo com a preservação da água e com a sustentabilidade. Gostei muito do curso do projeto AQUA Empreendedores, parabenizo e agradeço por essa oportunidade”, disse Sebastiana Amélia, de 68 anos, aposentada e moradora de São José dos Campos.

“Quero parabenizar pela inciativa do projeto de preservação da água, que está faltando no planeta, agradeço por ampliar meus conhecimentos e a terra também agradece”, enfatiza Valdecir Oliveira, morador do Jardim Paraíso, em Jacareí.

No final de janeiro de 2022 serão abertas novas inscrições. Para mais informações os munícipes podem entrar em contato pelo telefone 3954-0300 ramal 1604 ou 1695.