Ruas de Jacareí voltam a funcionar com vagas de estacionamento

Escutar áudio do texto

Reavaliar locais e horários de proibição de estacionamento nas ruas buscando fomentar o comércio local. Essa é uma das prioridades da administração atual e que está sendo colocada em prática desde o último dia 29.

Um pedido frequente dos comerciantes da região, duas das principais ruas de Jacareí retornam com as vagas de estacionamento. A primeira delas, rua Santa Helena, já funciona com o retorno de 19 vagas, sendo uma para deficientes e uma para idosos. O semáforo na via também foi deslocado para antes da igreja São João Batista, aumentando a fluidez no local.

De acordo com a Diretoria de Trânsito, após reuniões com os comerciantes da região, ficou decidido também a criação de algumas vagas para carga e descarga de produtos, facilitando o dia a dia dos municípes que trabalham na região.

Para o prefeito de Jacareí, Izaias Santana, “é preciso compatibilizar o uso do viário urbano com o interesse de todos os moradores da cidade. Para a rua Barão de Jacareí, a proposta é ampliar uma faixa de circulação nos horários de trânsito mais intensos e vagas para estacionamento nos horários de menor tráfego”.

A rua Barão de Jacareí volta a operar com 60 vagas de estacionamento a partir do dia 1º de abril, porém, com restrições de parada em horários de pico. A autuação de agentes de trânsito no local terá início a partir do dia 10 de abril.

No horário das 6h às 9h, e das 16h às 20h a parada na rua Barão fica proibida. Entre 9h e 16h o estacionamento na via fica autorizado mediante a pagamento de zona azul. Entre 20h e 6h da manhã, o estacionamento está autorizado sem custo da tarifa.

De acordo com o diretor de Trânsito, Rodrigo Hoelzle, “o retorno destas vagas são de extrema importância para os comerciantes da região”. Rodrigo salienta que a rua Barão de Jacareí continuará com duas faixas de rolagem, além de duas avenidas paralelas que seguem na mesma direção, é o caso da rua Rui Barbosa e da rua Tirantentes.

A Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio da Diretoria de Trânsito informa que além das vagas criadas, está sendo finalizado o estudo de engenharia para a alteração de direção de algumas vias, visando a mobilidade na região.

(Marcio Moura/PMJ – Fotos: Luiz Cepinho/PMJ)