Rotina de zeladoria urbana em Jacareí conta com caminhão hidro jato, desassoreamento de córrego e limpeza de vala de drenagem

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana (SMAZU), segue atuando em diversas regiões da cidade, aproveitando o período de tempo mais seco, neste começo de inverno.

Na terça-feira (21), primeiro dia da nova estação, os trabalhos foram concentrados na limpeza e desassoreamento da margem e leito do Córrego Seco, região do Parque Califórnia, aumentando o escoamento das águas pluviais e protegendo o curso natural. As equipes da SMAZU também estiveram no Jardim Primavera, limpando a vala de drenagem que passa atrás do Terminal Rodoviário de Jacareí, na Av. Eng. Davi Monteiro Lino, auxiliando assim o sistema como um todo, evitando alagamentos e trazendo segurança para o entorno.

Na manhã desta quarta-feira (22), um dos caminhões hidro jato tem percorrido diversas ruas da cidade, desobstruindo galerias de água, conhecidas como boca de lobo, num processo fundamental para evitar transtornos em dias de chuva. As vias atendidas no dia de hoje são: Av. Frederico Wernewck Lacerda, Rua Elpídio Dantas, Rua Capitão Geraldo Siqueira da Silva, Rua Clovis Navarro da Cruz, Rua Osíris Médici, Estrada Arlindo Alves Vieira e Rua Rodrigues Alves.

Novos Equipamentos

No começo deste mês de junho, o Governo do Estado de São Paulo entregou mais de R$ 5 milhões de recursos em convênios e equipamentos para Jacareí, durante o evento ‘Governo na Área’. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana recebeu uma retroescavadeira, uma carregadeira, um caminhão basculante, uma trituradora de galhos e um caminhão hidro jato. Todos estes itens já estão sendo incorporados ao dia a dia da cidade, ampliando a capacidade e agilidade de atendimentos à população.

Calendário de Serviços

Além dos citados ao longo do texto, fazem parte da rotina de serviços da SMAZU, as ações de capina, varrição e Cata Treco. No site da Prefeitura é possível encontrar calendário ilustrado com datas e horários destas e outras práticas, como o endereço dos Locais de Entrega Voluntária (LEVs), informações sobre coleta seletiva, descarte e outras. O calendário de junho pode ser acessado clicando aqui.

Legenda: Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí atuando na limpeza do Córrego Seco