Rompimento de adutora prejudica abastecimento na região leste

Escutar áudio do texto

O rompimento de uma adutora deve provocar interrupções no abastecimento na região leste da cidade. Os problemas atingirão bairros como Jardim Paraíso, Jardim Santo Antônio da Boa Vista, Jardim Colônia, Conjunto Novo Amanhecer, Cidade Salvador, Jardim Yolanda, Jardim Santa Marina, Parque dos Príncipes, Conjunto São Benedito (Cecap), Vila Zezé e Jardim Pitoresco.

Outros locais que também podem ser afetados são Villa Branca, Rio Comprido, Jardim Nova América, Mirante do Vale, Jardim Califórnia, Parque Meia-Lua, Jardim Leblon, Jardim Real, Jardim do Marquês e Pedras Preciosas.

De acordo com informações do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), o rompimento ocorreu em uma adutora na região da EEAT (Estação Elevatória de Água Tratada) Altos de Sant’Anna, que também deve enfrentar problemas no abastecimento.

Os reparos estão em andamento e deverão ser concluídos no domingo (13). Porém, com a paralisação do sistema de bombeamento, os reservatórios desses bairros não estão sendo abastecidos e poderá haver desabastecimento até segunda-feira (14) na parte alta. Com o rompimento da adutora a casa de bombas foi afetada pela água prejudicando painéis eletrônicos e as bombas.

A autarquia recomenda economizar água, antes e depois dos serviços, e pede que a população evite lavar calçada, quintal e veículos. Em caso de emergência o morador poderá ligar para o 0800-725-0330 (entre 8h e 20h) e solicitar o caminhão-pipa.

A nova adutora entrou em operação em 2015 para atender a uma população de 34 mil pessoas da parte alta da cidade — principalmente na Região Leste. O sistema é responsável pelo bombeamento de água do bairro Altos de Sant’Anna para o Parque dos Príncipes, redistribuindo melhor o sistema para a região.
(Secretaria de Comunicação)