Roda de conversa reúne professores da rede municipal de Jacareí e fundador da ‘Escola da Ponte’ de Portugal

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na sexta-feira (7), no Teatro Ariano Suassuna, uma roda de conversa com o tema ‘Comunidades de Aprendizagem’, com o educador, antropólogo e pedagogo José Pacheco.

O objetivo do evento foi oportunizar reflexões sobre uma nova construção social de aprendizagem com vista no crescimento do educando em todos os aspectos: físicos, mentais, intelectuais, emocionais, afetivos e psíquicos.

José Pacheco é mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, em Portugal, fundador da Escola da Ponte, referência mundial em inovação. Coordenou o projeto “Fazer a Ponte”, de 1976 a 2004, projeto com o primeiro prêmio do concurso “Experiências Inovadoras no Ensino”, promovido pelo Ministério da Educação.

Foi membro do Conselho Nacional de Educação pela sua relevante contribuição para uma educação de boa qualidade, atribuída pela Presidência da República. Acompanhou inúmeros projetos para uma nova educação, entre eles, o projeto Âncora São Paulo. É autor de livros e artigos sobre educação.

“Foi um reencontro após 21 anos”, disse a secretária de Educação de Jacareí, Maria Thereza Ferreira Cyrino, que conheceu o professor em 2001, na Escola da Ponte, em Portugal. “Somos da mesma ‘tribo’ do amor pela educação e por pessoas. Emoção é pouco para definir tanto conhecimento, por meio das belas histórias e reflexões de José Pacheco. Aprendizagens mais que significativas”, destacou a secretária.

Legenda: Professores participam de roda de conversa com o professor José Pacheco