A Prefeitura de Jacareí recebeu, na terça-feira (19), o ‘Certificado Município Verde Azul’ do Governo do Estado de São Paulo. O prêmio – o maior da categoria –, é um reconhecimento às diversas políticas públicas realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana na gestão ambiental da cidade.

O programa ‘Município Verde Azul’, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nas cidades paulistas, com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

As diversas ações de gestão ambiental em Jacareí, como o Conselho Municipal de Meio Ambiente; estrutura de fiscalização ambiental; estrutura de educação ambiental; programas que auxiliam o aumento da cobertura florestal e arborização urbana; entre outros, contribuíram para elevar o desempenho da cidade frente ao desafio do cumprimento das metas do programa.

“Receber esse certificado, que é o prêmio máximo do programa ‘Município Verde Azul’, é um grande orgulho para nós da secretaria de Meio Ambiente. É o resultado de todo o trabalho e comprometimento que estamos realizando na gestão ambiental de Jacareí. Sabemos que são muitos os desafios e vamos seguir trabalhando para melhorar, ainda mais, nossos índices”, explica a secretária de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana, Claude Mary.

Evolução

Em 2016, Jacareí tinha a pontuação 29,39 no programa ‘Município Verde Azul’. Em 2020, subiu para 46,46, o que garantiu a ‘Qualificação II’ para a cidade. Em 2021, mais um avanço, com a nota 53,87, proporcionando a ‘Qualificação I’ para o município. Agora, em 2023, Jacareí conquistou a nota 84 e, com isso, a maior premiação do programa, o ‘Certificado Município Verde Azul’.

Município Verde Azul

O programa busca alinhar a gestão ambiental do Estado e das prefeituras, oferecendo capacitações e apoio técnico aos municípios. As ações são organizadas em dez diretivas nos seguintes temas estratégicos: Governança Ambiental; Avanço na Sustentabilidade; Educação Ambiental; Uso do Solo; Gestão das Águas; Esgoto Coletado e Tratado; Resíduos Sólidos; Qualidade do Ar; Arborização Urbana e Biodiversidade.

Além do reconhecimento e inclusão no Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas, os municípios certificados recebem um troféu confeccionado com madeira apreendida em operações da Polícia Militar Ambiental, como forma de conscientização sobre o combate ao desmatamento ilegal.

Legenda: Responsabilidade Ambiental! Jacareí conquista ‘Certificado Município Verde Azul’, maior premiação do Governo do Estado