Residencial São Paulo já conta com Patrulha do Guarda Amigo

Escutar áudio do texto

A Patrulha do Guarda Amigo acaba de ser ampliada para o Residencial São Paulo, na região oeste. A iniciativa da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão começou há um ano no Jardim Califórnia, região leste.

A partir deste mês, as residências e estabelecimentos que aderirem, espontaneamente, ao programa passam a contar com uma placa da PGA, facilitando a comunicação entre comunidade e a Guarda Civil, responsável pelo patrulhamento.

O aposentado, Sebastião Vicente de Moraes, mora na região oeste desde 1982 e acredita que a patrulha vai ajudar a inibir a criminalidade. “Nos últimos anos a região cresceu muito. Além de casas, temos muito comércio e muita movimentação de pessoas, inclusive de gente suspeita. Os moradores e os comerciantes vivem com medo. Acredito que a patrulha vai ajudar a diminuir o número de furtos e trazer mais segurança”, comenta Moraes.

Moradora do Jardim Califórnia, Ana Goreti Domiciano Frigi, destaca que a segurança no bairro “melhorou 80%” com a chegada da PGA. “Antes eram registrados muitos furtos, os moradores viviam assustados”, diz.

O vice-presidente do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) Centro, Adilson dos Santos Gusmão, também elogiou a ampliação da Patrulha do Guarda Amigo. “A PGA é mais uma ferramenta para melhorar a segurança nos bairros e promover a integração dos moradores com os órgãos públicos de segurança. Hoje, além dos dois bairros atendidos pela PGA, temos mais 16 bairros atendidos pela Vigilância Solidária da Polícia Militar”.

(Rosana Antunes/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)