Repasse federal viabiliza mais de R$ 2 milhões para UPA Infantil

Na última quinta-feira (5), foi publicada no Diário Oficial da União uma portaria que habilita a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h ‘Dr. Thelmo de Almeida Cruz’ a receber recursos do Ministério da Saúde para custeio dos serviços da unidade.

Por ano, está previsto R$ 2,169 milhões, montante que será fracionado e encaminhado mensalmente aos cofres municipais.

A habilitação acontece após processo burocrático entre o município e o governo federal para atender os requisitos obrigatórios quanto ao espaço físico da unidade, equipamentos e profissionais médicos.

Em tempos que os recursos financeiros estão cada vez mais escassos, esse auxilio no custeio das despesas com a UPA Infantil vai permitir um fôlego para que possamos investir em outros serviços prioritários de saúde”, afirma Rosana Gravena, secretária de Saúde.

Gestão – A UPA Infantil é administrada pela Organização Social (OS) Sociedade Beneficente Caminho de Damasco, que venceu chamamento público no início do ano e faz a gestão plena da unidade. O contrato com a entidade é no valor de R$ 13 milhões e tem duração de 12 meses, com a possibilidade de renovação por outros 60 meses.

É de responsabilidade da entidade, sob supervisão da Prefeitura, toda a gestão de funcionários, contratação de médicos, manutenção de equipamentos, compra de materiais e todas as outras necessidades para oferecer um atendimento de qualidade à população.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)