Regularização fundiária! Prefeitura de Jacareí entrega mais de 130 matrículas de imóveis, em quatro bairros da cidade

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Fundação Pró-Lar, entregou no sábado (3) a matrícula definitiva para proprietários de imóveis dos bairros Chácaras Marília (85), Área da Fonte (33), Lagoa Azul (5) e 1º de Maio (9). No total, foram 132 títulos, encerrando uma espera que, em alguns casos, arrastava-se por décadas.

“Tem um famoso jargão que diz: ‘só é dono quando registra’. Então, todos aqui merecem este reconhecimento porque fizeram estes bairros e, agora, têm o documento. É um prazer proporcionar e dividir a alegria deste momento”, disse Alexsandro Quadros, presidente da Fundação Pró-Lar de Jacareí.

A aposentada Maria Marcela do Santos, 75 anos, estava emocionada ao receber o registro. “Foram 20 anos de espera. Agora, tenho segurança, dá para dormir direito sabendo que o que é meu, é meu!”, comemorou. Sentimento parecido foi compartilhado por Raimundo Nonato de Sousa, 55 anos, que trabalha como pedreiro. “Eu moro no 1º de Maio desde o início do bairro. Muita casa fui eu que ajudei a subir, incluindo a minha. Só Deus sabe o que passa no nosso coração e o meu está feliz”, disse.

Procedimento

O processo de regularização fundiária segue uma série de exigências técnicas legais, como o levantamento planialtimétrico cadastral, estudo imobiliário, liberações ambientais, e aferição de documentação, além do termo de compromisso entre secretarias municipais, para garantir infraestrutura, mobilidade e todo o planejamento adequado para o bairro.

Os trabalhos de engenharia (projetos e medições) foram feitos pelo Governo do Estado, em parceria com a Fundação Pró-Lar de Jacareí, assim como o levantamento das informações dos moradores que lá residem (cadastro social).

Apesar dos quase três anos de paralisação durante a pandemia, a Fundação Pró-Lar soma mais de mil títulos entregues, desde 2017.

Gerações

Chamou atenção, durante a entrega, a presença de famílias que quiseram estar juntas para receber o documento de regularização fundiária. O casal Lucimauro de Medeiros Faria e Regina Maria Vieira veio do Cidade Salvador (Área da Fonte), e estavam aliviados. “Quando a gente chegou no bairro, em 2004, era ruim até para passar de carro. Agora está arrumado, bonito. E a regularização traz paz, porque documento de imóvel é muito caro”, disse Regina.

A jovem Maria Clara Silva Gomes, de apenas 7 anos, estava contente ao lado dos avós, Josefina Lindinalva de Sousa Silva e Paulo Domingos da Silva. “A história da nossa família está nessa casa. Era um cômodo e a gente foi aumentando aos poucos, vendo nossa família crescer também. A gente trouxe nossa neta para este dia importante”, falou Josefina.

Confira a galeria de fotos: https://www.flickr.com/photos/prefeiturajacarei/albums/72177720304164321

Legenda: Prefeitura de Jacareí entrega mais de 130 matrículas de imóveis, em quatro bairros da cidade