Região Oeste terá ‘Participa Jacareí’, para apresentação dos projetos para contenção de enchentes

Escutar áudio do texto

Os moradores da Região Oeste de Jacareí terão oportunidade de conhecer os projetos para contenção de enchentes da Avenida Diogo Fontes, (Cidade Nova Jacareí), Condomínio Stellarium Domus (Esperança) e Jardim São Luiz, em mais uma edição do “Participa Jacareí”, promovido pela Secretaria de Governo e Planejamento.

O encontro será realizado nesta quarta-feira (21), às 19h, no Educamais Esperança, localizado na Avenida Lucas Nogueira Garcez, 395, Jardim Esperança.

Na oportunidade, serão apresentados os serviços de macrodrenagem, que serão realizados na bacia do Córrego do Tanquinho, e vai resolver de vez os problemas de décadas destes locais. As obras estão em fase de abertura de licitação, com previsão de início em março de 2023.

Obras

Estes trechos da região Oeste, considerados críticos, encontram-se em três dos afluentes do córrego do Tanquinho. O primeiro, da avenida Diogo Fontes, tem extensão de 495 metros. O segundo, paralelo à Av. Lucas Nogueira Garcez, no Condomínio Stellarium Domus, tem extensão de 346 metros, desembocando no córrego da Rua Diogo Fontes.

Já o terceiro, situado no bairro Jardim São Luiz, possui extensão de 670 metros. Outro trecho que também será beneficiado é onde está localizado o Bunkyo – Associação Cultural e Desportiva Nipo-Brasileira de Jacareí (Esperança).

Todos estes trechos apresentam deficiência no escoamento das águas pluviais, pois a calha natural é insuficiente para dar vazão pelos sistemas de drenagem dos bairros lindeiros. Estes locais constantemente sofrem com alagamentos nos períodos de chuva, sendo necessária a sua canalização, para conter as cheias.

A canalização dos córregos afluentes será realizada em sistema de “gabião”, com suas travessias executadas em aduelas de concreto armado, que irão atribuir as condições apropriadas para aumento e melhoria do escoamento. Todos os projetos executivos e as obras de canalização dos córregos, do Tanquinho e de seus afluentes, foram elaborados por empresa terceirizada, contratada por meio de licitação pública internacional e financiados pela CAF.

Legenda: Serviços de macrodrenagem serão realizados na Bacia do Córrego do Tanquinho