Reforço contra a dengue: agentes de combate às endemias têm treinamento de nova técnica para borrifação de inseticida

Escutar áudio do texto

Borrifação Residual para Aedes (BR Aedes) deve ser usada em imóveis com grande circulação de pessoas

A Prefeitura de Jacareí, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e o Governo do Estado de São Paulo, realizou na quarta (12) e quinta-feira (13) um treinamento para capacitar agentes de combate às endemias na técnica do BR Aedes (borrifação residual para Aedes). A técnica deve ser utilizada em imóveis com grande circulação de pessoas, após avaliação de viabilidade, como uma das novas estratégias de intensificação ao combate do mosquito Aedes aegypti. 

As atividades contaram com instruções teóricas e práticas, durante os períodos da manhã e tarde. O trabalho do BR Aedes consiste no uso de um equipamento para aplicar inseticida de efeito residual em paredes internas ou outras superfícies onde os mosquitos possam pousar. O objetivo é eliminar as fêmeas adultas do mosquito, responsáveis pela transmissão da dengue. O serviço também auxilia no enfrentamento a outras arboviroses.

“Estamos atentos a todas as medidas que puderem reforçar e corroborar no combate à dengue. Neste caso, trata-se de uma técnica que permite a criação de uma barreira química que elimina o mosquito e, assim, reduz as chances de disseminação da doença. Esse trabalho de prevenção é fundamental”, explicou a secretária de Saúde, Aguida Fernandes.

Depois do treinamento, os locais serão avaliados e a técnica será empregada em imóveis prioritários. O município reforça que a técnica é um reforço das ações de controle vetorial, mas que a eliminação dos criadouros ainda é a principal forma de controle do mosquito, tendo em vista que, se o mosquito não nasce, não há transmissão das doenças.