Referência! Dois projetos da Educação de Jacareí vão para a final do programa estadual de boas práticas

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, foi selecionada entre 645 cidades, para a final do programa estadual “Boas Práticas de Parcerias Municipais”, que acontece em julho. Foram apresentados seis projetos e dois foram selecionados: Sistema informatizado de vaga em creche e Conect@ndo Jacareí. Em todo o Estado foram apresentadas mais de duas mil boas práticas, em várias áreas.

Este é o segundo ano que a rede municipal de Educação de Jacareí é finalista do programa, que envolve ainda várias secretarias, como Governo, Saúde, Assistência Social e Segurança. Jacareí venceu o ano passado, entre 500 municípios, com o projeto “Universalização da pré-escola”, e recebeu um recurso de R$ 350 mil.

Programa

O “Parcerias Municipais” foi lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo em junho de 2019, com o objetivo de unir esforços com os municípios para reduzir as desigualdades regionais em três áreas prioritárias – educação, saúde e segurança.

A iniciativa está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e tem respaldo no Plano Plurianual do Governo do Estado para o quadriênio 2020-2023. O objetivo do programa é apoiar e promover a cooperação entre municípios, organizações do terceiro setor e iniciativa privada para a mitigação dos principais problemas identificados.

Resultados

O programa prevê apoio na identificação dos problemas, na gestão, expertise técnica, tecnologia e recursos financeiros, conforme o caso. A cada ano se completa um ciclo, podendo a cada ciclo integrar novos municípios. “A gestão realizada por indicadores, determinados pelo planejamento estratégico, garantem as metas e ações para que o resultado aconteça na sala de aula. Nós, educadores, não medimos esforços para que isto ocorra de fato”, afirma a secretária municipal de Educação de Jacareí, Maria Thereza Ferreira Cyrino.

Legenda:  Sistema informatizado de vaga em creche e Conect@ndo Jacareí foram os dois projetos selecionados no programa estadual de Boas Práticas