Reencontro de Pitbull perdida com seu dono emociona canil municipal

Graças as campanhas de adoção que vêm sendo feitas pela Secretaria de Meio Ambiente, o morador do Parque dos Sinos, Odair Guerra, reencontrou sua cachorra da raça Pitbull “Pantera” que ele havia perdido há três anos. Ele ficou sabendo de sua antiga amiga por meio das fotos publicadas de cães do Canil Municipal (Centro de Observação Animal), em uma página oficial da prefeitura na rede social.

A Prefeitura de Jacareí criou recentemente a Gerência de Trabalho Comunitário de Proteção Animal, de responsabilidade da Diretoria de Meio Ambiente, que vem desenvolvendo várias atividades com o objetivo de achar um lar para os cães que foram recolhidos pelas ruas e levados para o Canil.

“Sempre fui atrás e nunca desisti de encontrar minha cachorra. Publiquei na rede social, e fiquei procurando todo este tempo”, disse Odair. “Quando a levei ela não me estranhou, mas ficou um pouco arredia com a casa e as pessoas, mas depois brincou com minha esposa e filhos” contou.

O site e a página oficial da prefeitura na rede social vêm colocando fotos dos cachorros para incentivar a adoção de cães adultos. “Quem tiver interesse em adotar um animalzinho também pode procurar a Secretaria de Meio Ambiente (Rua Lamartine Delamare, 153 – Centro)”, destaca a gerente Joelma Prilips.

Quem adota um animal assina um termo de responsabilidade, disponibilizando endereço completo, para que os funcionários do Centro de Observação possam fazer o acompanhamento. O objetivo é saber se o animal será bem tratado e não voltará para as ruas.

Todos os animais são castrados, vermifugados e vacinados. Para adotar é necessário ser maior, trazer comprovante de residência e RG. Para a Secretaria de Meio Ambiente, as vantagens em adotar o cão adulto, é que eles já têm uma personalidade definida, e dificilmente mudam de comportamento sem nenhuma razão.

(Marta Fernandes/PMJ-Fotos: Divulgação)