Receitas de concurso serão incluídas em cardápio escolar

Duas novas receitas serão implementadas no cardápio escolar da rede municipal de Educação a partir do segundo semestre: o Macarrão com Frango em Cubos ao Molho de Melancia e o Brownie de Banana com Cacau. Os dois pratos foram escolhidos pelos alunos no “II Concurso Super Merendeiras de Jacareí”, realizado de abril a junho, um projeto da Secretaria de Educação com o objetivo de incentivar o trabalho realizado diariamente pelas merendeiras.

A equipe de Nutrição da Secretaria de Educação destaca que as merendeiras são profissionais essenciais no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), uma vez que elas possuem um importante papel na garantia da qualidade final dos alimentos distribuídos aos alunos.

Atualmente, o bolo de abóbora mesclado, vencedor do concurso do ano passado, já faz parte do cardápio das crianças. Tanto o brownie como este bolo foram feitos pela merendeira Josiane da Silva, bicampeã do evento. Já o Macarrão com Frango em cubos ao molho de melancia, foi preparado pela merendeira vencedora, Romilda Oliveira.

Brownie de Banana com Cacau

O concurso é formado por três etapas, a primeira com a Seleção, depois a Semifinal e a Final. Na fase de seleção, as merendeiras se inscrevem, na categoria doce ou salgada e enviam as suas receitas. O setor de nutrição da Secretaria de Educação analisa as receitas pelo seu valor nutricional e a viabilidade de implementação no cardápio escolar.

As oito melhores receitas (quatro doces e quatro salgadas) passam para a semifinal. As selecionadas na categoria doce foram: Elaine Ramos (pamonha de forno – EMEF Ricardina), Simone Ribeiro (Iogurte de batata doce – CE Johery), Rafaela Silva (geleia de cara com abacaxi – CE Johery) e Josiane da Silva (brownie de banana com cacau – EMEI Oswaldo Piris)

Já na categoria salgada: Romilda Oliveira (Macarrão com frango em cubos ao molho de melancia- EMEF Verano Camara), Lilian Santos (Arroz de forno gratinado – EMEI Jean Jacques), Raquel da Silva (arroz carreteiro – EMEF Barão) e Charlene dos Santos (Kibe de abóbora paulista com PTS clara – EMEI Thiago Silva).

Estudos pedagógicos

A etapa da semifinal envolveu a participação da equipe pedagógica das unidades escolares em que estas merendeiras atuam. Os alunos, junto às escolas, estudaram o principal ingrediente da receita, sua importância nutricional, entre outros aspectos. Estudaram também a importância da merendeira escolar.

Macarrão com frango em cubos ao molho de melancia

As escolas criaram cartazes e torcidas para incentivar a Super Merendeira de cada local. Essas atividades valeram pontos extras para a semifinal, onde as merendeiras fizeram as suas preparações e apresentaram à banca de jurados, que contou com a participação de representantes do CAE (Conselho de Alimentação Escolar).

Os jurados avaliaram os pratos e selecionaram quatro finalistas (dois doces e dois salgados). As finalistas na categoria doce foram: Elaine Ramos (pamonha de forno) e Josiane da Silva (brownie de banana com cacau). Já as finalistas da categoria salgada foram: Romilda Oliveira (Macarrão com frango em cubos ao molho de melancia) e Charlene dos Santos (Kibe de abóbora paulista com PTS clara).

A final foi realizada no dia 21, com as merendeiras preparando os mesmos pratos, só que desta vez, os jurados foram os próprios alunos. A Unidade Escolar escolhida foi a EMEF Tito Máximo, sendo sorteada para a participação, a turma do 4°D, como júri responsável pela degustação dos pratos e a escolha das merendeiras vencedoras.

Confira a galeria de fotos: https://www.flickr.com/photos/prefeiturajacarei/albums/72177720309247211

Legenda: Final do II Concurso “Super Merendeiras de Jacareí 2023”, com os pratos vencedores