Receita de Bolo de Abóbora Mesclado vence o 1° Concurso “Super Merendeiras de Jacareí”

O Bolo de Abóbora Mesclado com Cacau foi o prato vencedor do 1° Concurso “Super Merendeiras de Jacareí”, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Os jurados foram 22 alunos da EMEF Prof. Ricardina dos Santos Moraes (Jardim Nova Esperança), que se deliciaram com as três receitas selecionadas para a etapa final, realizada na quarta-feira (28), na sede da SHA (Santa Helena Alimentos).

A receita campeã é da merendeira Josiane da Silva, da Creche/EMEI Oswaldo Pires de Oliveira (Jardim Emília). A partir de agora, o bolo vai fazer parte do cardápio das crianças. Além de Josiane, as outras finalistas foram: Célia Regina Raimundo de Oliveira, da EMEIF Prof. Tarcísio Francisco Barbosa, com a receita de Lentilha Árabe, e Lucilene Silveira de Sousa, da Creche Mariselma Lima Medeiros Cepinho, com o Escondidinho de Batata Doce Recheado com Frango.

O projeto “Super Merendeiras de Jacareí” começou em agosto. O evento é organizado pelo setor de Nutrição da Secretaria de Educação de Jacareí. “É uma ação de incentivo a estas profissionais essenciais entre os atores do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar”, destacou a nutricionista responsável pelo setor, Emily Bezerra Fernandes da Mota.

Educação Alimentar e Nutricional

O PNAE é um programa gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que visa o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial da aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos saudáveis dos alunos matriculados na Educação Básica das escolas públicas, federais, filantrópicas, comunitárias e confessionais do país, por meio de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período em que permanecem na escola.

“A alimentação escolar deve ser avaliada quanto à aceitabilidade das preparações, sempre que for introduzido no cardápio algum alimento novo ou outras alterações inovadoras dos cardápios praticados frequentemente”, afirmou a nutricionista.

Emily também destaca que, diante disso, as merendeiras, cozinheiras da Alimentação Escolar, têm importante papel na garantia da qualidade final dos pratos distribuídos aos alunos, pois são elas que realizam a manipulação de alimentos.

Confira a receita campeã:

BOLO DE ABÓBORA MESCLADO

Receita padronizada para as formas 30x40cm

Ingredientes:

• 100g de abóbora paulista crua descascada e cortada em cubos
  • 1 ½ caneca de água
  • 8 colheres (sopa) de vinagre
  • 6 ovos
  • 1 ½ caneca de açúcar
  • 4 ½ canecas de farinha de trigo
  • 1 caneca de óleo
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó
  • 1 caneca de cacau em pó

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, o óleo, a água, a abóbora, o vinagre e o sal até obter uma massa homogênea. Acrescente a farinha de trigo e o fermento e bata novamente. Separe uma parte dessa massa e adicione o cacau em pó. Coloque a massa em assadeira untada, mesclando as duas misturas. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos. Espere esfriar para servir.

Rendimento: 30 pedaços de 70 gramas.

Legenda: Final do Concurso de Super Merendeiras, com a presença dos alunos ‘jurados’