Quase mil participantes já se divertiram no “2º Eco Kids”! Programação gratuita vai até esta sexta-feira (14) no Viveiro

O “2º Eco Kids” vem lotando o Viveiro Municipal Seo Moura (estrada Theófilo Teodoro Rezende, 39, Campo Grande) nestes últimos dias, com a programação especial para crianças nesta semana de férias de julho. “É um verdadeiro sucesso, com a participação de quase mil pessoas”, destacou a diretora de Sustentabilidade e Educação Ambiental, Carolina Xavier, responsável pela iniciativa.

O Eco Kids, que é gratuito e não precisa de inscrição, termina nesta sexta-feira (14), e conta com várias atividades em meio à natureza e com práticas sustentáveis, educativas e divertidas. Para esta quinta (13), das 14h às 17h, e na sexta (14), das 9 às 12h, a novidade é a exposição “Gibi Gigante”, com o 1º herói nacional “O Folha”, personagem brasileiro que defende a fauna e a flora do país, criado pelo roteirista e historiador Paulo Jofre.

“O Folha é filho de Quilombola e indígenas, e nasceu na floresta amazônica”, como explica Paulo Jofre. Segundo ele, “o objetivo é levar uma crítica a invasão das terras, as queimadas, o garimpo e a defesa da natureza, já que o herói é hibrido, meio humano e meio vegetal. É a maior história em quadrinhos do Brasil”, disse.

Mais atividades

O Eco Kids oferece três horas diárias de muita animação e conscientização ecológica na natureza, onde as crianças ainda podem conhecer o Viveiro e todo o seu circuito de tecnologias sustentáveis, como jardim de plantas medicinais e aromáticas, minhocário, composteira, casa de bioconstrução, cisterna, entre outros.

Para participar das atividades do Eco Kids, é necessário usar repelente, tênis, calça comprida e boné. Não é permitida a entrada de animais. “A criança deve estar, obrigatoriamente, acompanhada dos pais ou de um adulto responsável, mas é bom reforçar que ambos vão se divertir muito. É uma programação inclusiva, com contato com a natureza, em um dos lugares mais bonitos da cidade”, encerra.

“A ideia é que as crianças aproveitem este momento de férias, com trilhas ecológicas, oficinas de mudas medicinais, contação de histórias, além de resgatarem brincadeiras tradicionais, como corrida do saco e cama de gato, destaca a diretora. Mais Informações pelo telefone (12) 3953-6822 e/ou e-mail [email protected].

Diversão garantida

A engenheira Célia Regina Braga, moradora do Jardim Sol Nascente, levou a filha Maria Luiza Braga Pereira, de cinco anos, para aproveitar o evento. “É a primeira vez que a gente vem no Viveiro. É bom termos estas atividades, para que as crianças possam sair de casa nas férias”. Maria Luiza estava animada com os brinquedos. “Gostei de tudo, principalmente a Cama de Gato”, disse.

A professora de Educação Física Glaziane de Oliveira Menezes, também levou sua filha, Clara Pelegrini, de 1 ano e 8 meses para se divertir no Eco Kids. “É legal ter estas oportunidades nas férias, para que a criança não fique só em casa, o tempo todo”, afirmou.

A 2ª edição do Eco Kids tem a promoção da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, por meio do NEA (Núcleo de Educação Ambiental).

É Só Chegar!

O tradicional Viveiro Municipal de Jacareí “Seo Moura” tem 600 mil metros quadrados de área verde e foi idealizado e criado pelo ambientalista Francisco de Moura, “Seo Moura”, falecido em 8 de junho de 2007. O espaço tem árvores nativas e exóticas, incluindo algumas pertencentes à Mata Atlântica, e abriga diversos animais.

Além da fauna e da flora riquíssimas, compõe o espaço um casarão centenário que foi uma fazenda de café, anfiteatro, bambuzais, estufa para produção de árvores que auxiliam na arborização e recuperação das áreas verdes da cidade e cinco nascentes que auxiliam no abastecimento do Rio Paraíba do Sul.

“O Viveiro não é um parque, sim uma reserva florestal, então precisamos ter muito cuidado e zelo com o nosso espaço de natureza, que é lindo e cheio de biodiversidade. Esperamos vocês para brincar e vivenciar a natureza”, convida a diretora Carolina Xavier.

Legenda: Crianças se divertindo no 2º Eco Kids, no Viveiro Municipal de Jacareí