Projeto ‘Tocando o Futuro’ completa 16 anos

O projeto de iniciação musical ‘Tocando o Futuro’ comemora 16 anos de atividade nesta semana. Desde que foi fundado, em 11 de agosto de 2004, já atendeu mais de 2 mil alunos.

Apesar das aulas presenciais estarem suspensas, por conta da pandemia, os instrutores criaram um canal no Youtube para manter os 268 alunos conectados com as atividades do projeto. Com o título “O que é música”, as aulas foram divididas em 10 módulos.

“Com aulas disponíveis na internet, eles podem acessar o conteúdo no horário que for mais adequado”, explica o instrutor do projeto, o guarda civil Henrique Bortolato Neto.

Notas de Paz – O ‘Tocando o Futuro’ foi criado em uma oficina do Projeto Semeadores da Paz, desenvolvido pela Guarda Municipal de Jacareí, vinculada à Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão. O objetivo é promover a cidadania por meio da música. Os instrutores são guardas civis municipais que desenvolvem ações socioeducativas por meio da teoria e prática musical.

“Lembrar os 16 anos do projeto, mesmo sem a realização de eventos para evitar aglomerações, é uma forma de cultivar a história deste trabalho tão importante para a prevenção da violência e promoção da cidadania”, destaca outro instrutor do projeto, o GCM Marcel Gonzáles Silva.

O projeto conta, ainda, com a participação dos instrutores: guardas civis José Carlos da Silva e Adrielly Cristina Lobo.