Projeto ‘Semeadores da Paz’ retorna às escolas com foco na “emergência”

Escutar áudio do texto

“Agora sei para quem pedir ajuda na hora do perigo”. Esta foi a conclusão da aluna Rafaela Magalhães Tigre Alves, 10 anos, após a palestra do programa ‘Semeadores da Paz’, da Guarda Civil Municipal de Jacareí, na quinta-feira (9). Com o tema “O Que Fazer e Para Quem Ligar em Caso de Emergências?”, o novo trabalho de prevenção tem como proposta orientar os alunos a identificar situações de emergência e saber para quem ligar na hora de pedir ajuda. Além disso, o projeto reforça quais são as instituições que realizam atendimentos de emergências, como Bombeiros, Samu, Guarda Civil, Polícia Militar e Defesa Civil, e seus respectivos telefones.

A sala não estava lotada, devido ao distanciamento recomendado para evitar o contágio da Covid-19. Mas os alunos presentes passaram a ter uma função importante como multiplicadores das informações recebidas. “Espero não precisar, mas posso ajudar passando os números (de emergência) para meus amigos e para muitas pessoas. Vou colocar os números em vários lugares: na geladeira, no celular…”, diz Mariana Santos Palmos, de 9 anos.

Para a diretora da EMEF Delly Gaspar, Neliane Ruys, a iniciativa do projeto ‘Semeadores da Paz’ tem um papel importante na prevenção. “As crianças não têm noção de como agir numa situação de perigo. Este tipo de informação contribui para toda a vida”, avalia.

Programa

O Projeto ‘Semeadores da Paz’ é uma iniciativa da GCM de Jacareí, vinculada à Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, sob a coordenação do guarda civil Marcel Gonzales Silva, atual supervisor de projetos do Centro de Ações Preventivas – CAP.

As palestras expositivas, que duram em média 40 minutos, são realizadas por guardas civis, com a participação de agentes da Defesa Civil, que distribuem materiais informativos como gibis e livros para colorir e divulgam o trabalho da instituição. Durante o evento, os alunos podem interagir com perguntas e comentários.

Programação

13/09 – 8h – EMEF Delly Gaspar.

16/09 – 9h, 14h e 15h – EMEF José Éboli.