Projeto ‘Semeadores da Paz’ orienta estudantes sobre bullying e como agir em situação de emergência

Quando a brincadeira deixa de ser engraçada e passa a ser bullying? Como fazer para acionar o SAMU ou a Defesa Civil? Alunos de escolas municipais de Jacareí estão tendo a oportunidade de esclarecer essas e outras dúvidas relacionadas ao cuidado com a segurança na escola, na rua e em casa. A iniciativa é da Guarda Civil Municipal de Jacareí, por meio do projeto Semeadores da Paz, que percorre as escolas municipais desde 2003.

O público-alvo das palestras, que duram em média 40 minutos, são alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da rede municipal e, também, da EJA (Educação de Jovens e Adultos). As apresentações são feitas por guardas civis municipais e os alunos podem interagir com perguntas e comentários.

Na palestra realizada em uma unidade escolar no bairro Bela Vista, o tema bullying chama a atenção das crianças, e alguns vão revelando alguns tipos agressões verbais que já sofreram por conta da aparência física, pelo uso de óculos e aparelhos ortodônticos, por exemplo. A estudante Heloisa Maria de Freitas, 9 anos, levanta as mãos para fazer um comentário: “Eu estava com medo de sofrer bullying, caso tivesse que mudar de escola. Mas agora já sei que se isso ocorrer comigo ou com uma amiga, vou contar primeiro para a professora”.

A professora Adriele Mota, participou da palestra com sua turma de alunos e aprovou a iniciativa. “É muito importante este tipo de orientação para que as crianças, também desenvolvam autonomia para diferenciar o que é bullying de uma brincadeira”. A professora relatou ainda que já teve de lidar com um caso de racismo em uma escola pública de um município vizinho, que envolveu duas crianças. “Assim que o aluno ofendido trouxe o problema para mim, eu chamei o outro para conversar e explicar para ele as consequências do racismo e tudo foi resolvido da melhor forma”.

O supervisor Centro de Ações Preventivas da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, Marcel Gonzales Silva, explica que “o bullying é uma prática de violência que traz sérias consequências, por isso as palestras visam proporcionar ao aluno condições para que ele se conscientize da necessidade de respeitar o próximo e suas diferenças no ambiente escolar e em toda a sociedade”.

A programação de palestras inclui ainda o tema “O Que Fazer e Para Quem Ligar em Caso de Emergências?”. A proposta é orientar os alunos a identificar situações de emergência e saber para quem ligar na hora de pedir ajuda. Além disso, o projeto reforça quais são as instituições que realizam atendimentos de emergências, como Bombeiros, Samu, Guarda Civil, Polícia Militar e Defesa Civil, e seus respectivos telefones. “Nesse caso, o foco é orientar os alunos na prevenção de riscos e desastres e também em como agir e ligar em caso de emergência, formando assim cidadãos mais empáticos, resilientes e colaborativos”, destaca Gonzales.

Legenda: Alunos durante apresentação do ‘Semeadores da Paz’ em escola municipal de Jacareí