Projeto ‘Semeadores da Paz’ orienta alunos sobre como agir em situação de emergência

Identificar situações de emergência e saber para quem ligar na hora de pedir ajuda. Esta tem sido a missão do projeto ‘Semeadores da Paz’, da Guarda Civil de Jacareí. O trabalho de prevenção vem sendo desenvolvido nas escolas municipais, por meio de palestras expositivas com agentes de segurança do município, com o objetivo de orientar os alunos e também reforçar o papel das instituições (Bombeiros, Samu, Guarda Civil, Polícia Militar e Defesa Civil), nos atendimentos de emergência.

O público-alvo das palestras, que duram em média 40 minutos, são alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da rede municipal e, também, da EJA (Educação de Jovens e Adultos), que podem interagir com perguntas e comentários.

“No ano de 2021, devido à pandemia, não pudemos realizar as palestras. Agora, com a retomada das aulas presenciais, pretendemos alcançar um número bem maior de alunos com essas palestras, pois sabemos que existe uma maioria que ainda não sabe ligar ou nunca ouviu falar desses ‘números de emergência’ em caso de acidente, ou seja, ‘para quem pedir ajuda quando precisar?’”, comenta o coordenador do projeto, Marcel Gonzales.

Mudança de Comportamento

A GCM Simone Regina Silva, de Jacareí, ressalta que a ideia é que os alunos nessa faixa etária ajudem a propagar a orientação entre aqueles com quem convivem. “A ideia é proporcionar aos alunos uma mudança de comportamento de como agir e como procurar ajuda, principalmente, em situações de emergências domésticas, quando estão sozinhos em casa ou acompanhados de um adulto que esteja impossibilitado de socorrê-los”.

Ela diz que há uma tendência em acreditar que dentro de casa as crianças estão totalmente seguras, mas as estatísticas de acidentes domésticos contrariam essa crença. “Estudos mostram que muitos acidentes poderiam ser evitados com informações e medidas simples e eficazes de mudanças de comportamento”, destaca.

O projeto ‘Semeadores da Paz’ é uma iniciativa da Guarda Civil Municipal de Jacareí, que é da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão.

Próximas Programações

05 e 07/04  – EMEF Barão de Jacareí

06 e 08/04 – EMEF Décio Moreira

12/04 – EMEIF Luiz Carlos Maiola