Projeto ‘Semeadores da Paz’ está de volta e orienta alunos sobre como agir em caso de emergência

O Projeto ‘Semeadores da Paz’, da Guarda Civil Municipal de Jacareí, está de volta às escolas municipais a partir desta quinta-feira (9), às 8h. Com o tema “O Que Fazer e Para Quem Ligar em Caso de Emergências?”, o novo trabalho de prevenção tem como proposta orientar os alunos a identificar situações de emergência e saber para quem ligar na hora de pedir ajuda. Além disso, reforça-se quais são as instituições que realizam atendimentos de emergências, como Bombeiros, Samu, Guarda Civil, Polícia Militar e Defesa Civil e seus respectivos telefones.

O público-alvo das palestras são alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Jacareí. “Trabalhamos com os alunos nessa faixa etária justamente para que as próprias crianças ajudem a propagar a orientação, espalhando as informações para os colegas, primos e irmãos”, diz a GCM Simone Regina Silva Costa, integrante e palestrante do projeto.

De acordo com a GCM, “a ideia é proporcionar aos alunos uma mudança de comportamento de como agir e como procurar ajuda, principalmente, em situações de emergências domésticas, quando estão sozinhos em casa ou acompanhados de um adulto que esteja impossibilitado de socorrê-los”.

Ela explica, também, que há uma tendência em acreditar que dentro de casa as crianças estão totalmente seguras, mas as estatísticas de acidentes domésticos contrariam essa crença. “Estudos mostram que muitos acidentes poderiam ser evitados com informações e medidas simples e eficazes de mudanças de comportamentos”, destaca.

Dentro de Casa

A Guarda Civil de Jacareí fez um levantamento de alguns índices para reforçar a importância da prevenção. “De março a outubro de 2019, foram realizados 18.525 atendimentos com crianças e adolescentes de até 15 anos, pelo SUS, vítimas de acidentes domésticos. No mesmo período em 2020, ano de início da pandemia da Covid-19, o número subiu para 39.285, um aumento de cerca de 112% (dados do Ministério da Saúde divulgados pela Revista Crescer, em 13 janeiro de 2021)”.

As palestras expositivas, que duram em média 40 minutos, são realizadas por guardas civis, com a participação de agentes da Defesa Civil, que distribuem materiais informativos como gibis e livros para colorir e divulgam o trabalho da instituição. Durante o evento, os alunos podem interagir com perguntas e comentários.

O Projeto Semeadores da Paz é uma iniciativa da Guarda Civil Municipal de Jacareí, vinculada à Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, sob a coordenação do guarda civil Marcel Gonzales Silva, atual supervisor de projetos do Centro de Ações Preventivas – C.A.P.

09/09 – 8h – EMEF Delly Gaspar

13/09 – 8h – EMEF Delly Gaspar