Projeto para crianças e adolescentes em situação de violência em Jacareí é destaque em programa televisivo em rede nacional

Escutar Para Proteger será tema de um dos episódios do programa ‘Retratos da Cidadania’, da TV Cultura

Nesta quarta-feira (4), às 23h45, o programa Retratos da Cidadania, da TV Cultura, apresentará um episódio dedicado ao projeto Escutar Para Proteger. A iniciativa, que é uma parceria entre Ministério Público e Prefeitura de Jacareí, tem como objetivo a união de esforços com a sociedade, rede protetiva e poder público para a escuta especializada e assistência integral às crianças e adolescentes em situação de violência no município, garantindo-lhes um atendimento humanizado, integral e protetivo.

Representando a integração dos trabalhos em rede, participaram do programa a Diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Marilis Bason Cury; a supervisora de unidade do CREAS 1 da Secretaria de Assistência Social, Liz Ferreira; a orientadora pedagógica da Secretaria de Educação e coordenadora do NAM (Núcleo de Atendimento Multiprofissional), Thelma Araújo Couto, a supervisora de projetos educativos, Célia Raposo e, representando a rede estadual de educação, a educadora Daniela Guedes.

A promotora de Justiça de Jacareí, Dra. Renata Rivitti, participou da criação do Escutar para Proteger em 2014 e continua na articulação da rede. “Vejo que o projeto é a consolidação no município de uma ação integrada, na proteção de crianças e adolescentes em situação de violência. É um projeto pioneiro, que desde o início, tem como objetivo o cuidado, a proteção integral e o combate a violência institucional e revitimização”, compartilha.

O programa Retratos da Cidadania vai ao ar às quartas-feiras, às 23h45, no canal aberto da TV Cultura.

Escutar para Proteger – O projeto é realizado com a atuação coordenada das secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação Municipal e Estadual, Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia, Ministério Público, Defensoria Pública e Poder Judiciário. Estes órgãos formam uma rede protetiva, com o objetivo de acolher e dar voz às crianças e aos adolescentes vítimas de violência, bem como as suas respectivas famílias. O Escutar para Proteger visa, também, a implantação de uma cultura de frequente e rápida articulação entre os equipamentos e serviços integrantes da rede protetiva, evitando com isso a revitimização da criança e do adolescente.