“Mãos à Horta”! Jacareí tem projeto de horta comunitária em 59 escolas

O projeto “Mãos à Horta”, um trabalho conjunto entre as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, atende atualmente 59 escolas municipais de Jacareí. São oferecidas para as unidades, insumos como mudas, além de terra e ferramentas, para que sejam aplicadas, pelos professores, as propostas pedagógicas adaptadas à faixa etária dos alunos, desde a creche até o ensino fundamental I e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A manutenção diária das hortas fica a cargo de cada unidade e de toda a comunidade escolar. Os técnicos e estagiários das duas secretarias visitam e acompanham o desenvolvimento das mudas, para conferir se estão de forma adequada, se a localização da horta está correta, se a irrigação está acontecendo no momento e na frequência certa, se a composteira está funcional, entre outras verificações.

O Programa

O “Mãos à Horta” faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que visa o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos saudáveis dos alunos matriculados na educação básica das escolas públicas, federais, filantrópicas, comunitárias e confessionais do país.

O programa acontece por meio de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e da oferta de refeições que cubram as necessidades nutricionais dos alunos, durante o período em que permanecem na escola.  Entre as ações, está este projeto “Mãos à Horta”, que representa um grande e vivo laboratório para diferentes atividades didáticas relacionadas à alimentação, sustentabilidade e a outros temas.

O projeto permite que os alunos vivenciem experiências relacionadas à produção, crescimento e desenvolvimento de seres vegetais e animais. Contribui com a formação de hábitos alimentares saudáveis e adequados, pois, após a convivência com a horta na escola e o consumo dos produtos por eles plantados, as crianças podem melhorar seus costumes alimentares e os de sua família, por meio do maior interesse pelo consumo de legumes e verduras.

A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Êmily Mota, explica que, “por meio da horta, permite-se ainda, que as diversas disciplinas e campos do conhecimento sejam abordados por meio dos temas e conteúdo definidos pelos professores”.

Sustentabilidade

Para a diretora de Sustentabilidade e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí, Carolina Xavier, outro tema de grande importância associado à horta é a sustentabilidade.

“Os educandos podem aprender sobre e como cuidar do meio ambiente, minimizar o desperdício, economizar água, reciclar materiais e cuidar de uma composteira”, disse, acrescentando que a horta incentiva o trabalho em equipe, pois são necessários cuidados desde a construção dos canteiros até a colheita e degustação dos alimentos nas refeições do próprio cardápio da Alimentação Escolar.

“Quando uma criança observa o ciclo da vida e a importância para o homem por meio do ecossistema, vivenciado desde o plantio até a alimentação, a consciência de mundo se amplia, e a cultura da vida saudável do planeta se edifica nos valores que constituem a base da sua personalidade”, afirma Maria Thereza Ferreira Cyrino, secretária municipal de Educação.

Legenda: Alunos na horta da Creche Municipal “Cecília Barbosa de Mello”, no Centro, durante aula do projeto “Mãos à Horta”