Projeto “Horta Urbana”, de Jacareí, terá 1ª oficina no sábado (12)

O projeto “Horta Urbana”, que contará com a participação de 27 inscritos, terá a primeira oficina no sábado (12), das 14h às 17h, com aula de ‘Compostagem e Correto Descarte de Resíduos’, no Viveiro Municipal ‘Seo Moura’.

A oficina seguinte será no dia 19 de março, com tema ‘Produção de Mudas e Sementes’, também das 14h às 17h, no Viveiro. As oficinas e a implantação da horta serão realizadas pelos profissionais do NEA – Núcleo de Educação Ambiental –, da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí.

O plantio e implantação da horta, no Jardim Pedramar, será no dia 26 deste mês, na rua Benedito Siqueira Martins. A iniciativa da Prefeitura de Jacareí é coordenada pela Secretaria Municipal de Governo e Planejamento, com parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, do SAAE e do projeto social ‘Cultura no Morro’. O objetivo é promover a manutenção com a comunidade e garantir projetos e ações sustentáveis.

Conforto Ambiental

O projeto “Horta Urbana” será desenvolvido, também, em outros bairros, com a participação da FATEC. Ele permite manter a biodiversidade situada próxima ou dentro das cidades, cujas plantas, insetos e animais encontram abrigo e alimento provenientes dessas florestas, servindo de benefícios nas condições climáticas, e proporcionando um conforto ambiental.

“A agricultura urbana ganha força, por ser uma alternativa sustentável com a saúde humana, com alimentos frescos e aproveitando os espaços das cidades”, explica o secretário-adjunto de Governo de Jacareí, Marcelo Fortes. Segundo ele, “o plantio, além de abastecer um grupo, transforma os espaços da comunidade em recantos de beleza e contemplação. Áreas antes sem utilidade, mas agora associadas à preservação”.

A proposta visa fomentar o uso de espaços usados como depósito de entulhos, ou simplesmente subutilizados, e agregar nestas áreas, além da instalação de parques, praças e academias ao ar livre, uma integração com hortas ou pomares, para a comunidade.

Legenda: As oficinas da “Horta “Urbana” serão realizadas no Viveiro Municipal ‘Seo Moura’