Projeto estimula o empreendedorismo em alunos da rede municipal de Jacareí

“Já que não podemos vender, vamos emprestar os gibis, mas com uma fichinha preenchida com a data de devolução e outros dados”, explicou a aluna da rede municipal, Anna Caroline Rodrigues Pereira, de 10 anos, sobre como funciona a ‘Locadora de Gibis Mega H.Q’, uma iniciativa dos alunos do 4º ano da EMEF Décio Moreira, para a Feira de Empreendedorismo do JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos.

A ação encerrou o projeto realizado pela Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sebrae, em todas as escolas municipais, durante o ano letivo. O JEPP teve como objetivo desenvolver a cultura do empreendedorismo entre 2508 crianças de 25 escolas municipais, com a participação de 94 professores.

O Sebrae forneceu todo o material e as apostilas. “Como não estávamos com a intenção de manusear o dinheiro físico, por causa da pandemia, resolvemos trabalhar com doações”, destacou a diretora da escola, Paula Bertapeli. “Entendemos que o resultado do empreendimento é o financeiro, mas demos ênfase para o caminho deste processo”, ressaltou a diretora.

Temas Diversos

Durante todo o ano, foram desenvolvidos vários temas nas EMEFs, para cada turma. Os alunos do primeiro ano trabalharam com as Ervas Aromáticas, o segundo com Temperos Naturais, o terceiro com as Oficinas de Brinquedos Ecológicos, o quarto com as Locadoras de Produtos e o quinto com Sabores e Cores.

Por meio das atividades propostas, os alunos conversaram, pesquisaram, jogaram, debateram, se conheceram, descobriram novas realidades e oportunidades, e formaram suas percepções de mundo, aprimorando habilidades socioemocionais, para que se tornem protagonistas no presente e agentes transformadores no futuro.

O material oferecido pelo Sebrae tem uma linguagem apropriada para cada faixa etária e por conteúdo curricular. “Toda a equipe esteve envolvida neste trabalho de incentivo à prática do empreendedorismo, com a metodologia do Sebrae”, destacou a secretária de Educação de Jacareí, Maria Thereza Ferreira Cyrino.

Legenda: Programa JEPP na EMEF Décio Moreira, fruto de parceria entre Secretaria Municipal de Educação e Sebrae