Projeto de Jacareí é selecionado para Seminário Internacional sobre inovações em Bibliotecas Públicas

Inovação e aprendizado em prol de um sistema educacional de excelência e qualidade. Com essa premissa e sempre buscando soluções inovadores, o projeto “Desvendando a Deficiência Visual”, desenvolvido pela Biblioteca Municipal “Macedo Soares”, da Secretaria de Educação, foi selecionado para ser apresentado no Seminário “Biblioteca Viva”, organizado pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo e Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo (SisEB).
O evento aconteceu entre os dias 23 e 25 de outubro e elegeu para serem apresentados os projetos mais inovadores desenvolvidos em Bibliotecas Públicas e Comunitárias do Brasil. De acordo com a Secretaria de Educação, na edição de 2017, foram escolhidas 17 ações, dentre mais de 100 inscritas, sendo uma delas o programa em curso na Biblioteca Municipal de Jacareí.

A iniciativa consiste em um programa com três cursos: “Baixa Visão”, que discute aspectos teóricos de várias deficiências visuais; “Braile”, que promove o ensino da escrita e leitura através da técnica braile; e “Soroban”, que utiliza o ábaco japonês como ferramenta para realização de cálculos matemáticos.

A participação no Seminário foi um reconhecimento duplo: do trabalho que desenvolvemos, e da importância da deficiência visual nas discussões sobre o futuro das bibliotecas no país”, enfatizou a professora Monica Gonçalves de Oliveira, responsável pela concepção e execução do projeto. A docente, que atua na Rede Pública Municipal de Ensino com Educação Especial há mais de oito anos, conta ainda que, após sua apresentação, vários profissionais de outras bibliotecas entraram em contato e demonstraram interesse em replicar a iniciativa em seus municípios.

A secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, afirmou a importância da seleção do programa da Biblioteca Municipal: “foram escolhidas atividades de instituições como a Biblioteca São Paulo e Biblioteca Parque Vila Lobos, que são fonte de inspiração para Bibliotecas de todo país quando o assunto é inovação. Fazer parte desse seleto grupo é muito significativo”.

Maria Thereza acrescenta que há uma constante preocupação em criar meios para que cada vez mais a população possa redescobrir e se apoderar das bibliotecas de Jacareí, “a Biblioteca é, por excelência, o lugar de conhecimento, da convivência e da troca de conhecimentos”, finaliza.

110 anos de fundação – Em 2018 a Biblioteca Municipal completará 110 anos de sua fundação. Para a ocasião estão sendo planejadas várias ações, dentre elas, a diversificação da oferta de cursos de capacitação, e a continuidade e ampliação do projeto “Desvendando a Deficiência Visual”.

(Marcio Moura/PMJ/Foto: Divulgação)