Programas da Prefeitura de Jacareí são classificados entre as 30 iniciativas mais significativas em evento internacional da OPAS (OMS) no Chile

Dois programas da Prefeitura de Jacareí, por meio do Comitê Cidade Saudável, se destacaram entre as 30 iniciativas mais significativas do Movimento Municípios, Cidades e Comunidades Saudáveis na Região das Américas, em 2023, promovido pela Organização Pan-Americana (OPAS).

O movimento recebeu um total de 195 experiências de 13 países. Destes, 171 foram avaliados. São experiências que demonstram iniciativas ricas e inovadoras nos governos locais que buscam alcançar o bem-estar de seus cidadãos, e melhorar seus municípios, cidades e comunidades de forma sustentável e que tenham em mente dimensões-chave da promoção da saúde, como a intersetorialidade, engajamento comunitário e abordagem de equidade.

Dentre essas experiências, Jacareí, se destacou conforme os critérios de avaliação descritos nos termos e condições do Edital: equidade, participação social, ação intersetorial, monitoramento e evolução, sustentabilidade, replicabilidade e inovação.

As iniciativas selecionadas são: com enfoque integral – Jacareí Cidade Saudável: uma estratégia intersetorial para implantação de uma governança na gestão pública, e com enfoque específico – Programa Educom Saúde Jacareí.

Jacareí Cidade Saudável – Essa iniciativa compõe uma estrutura intersetorial de governança, com o objetivo de promover o fortalecimento das políticas públicas dos principais programas que o município realiza em prol da qualidade de vida e do bem-estar da população e acontece por meio de um Comitê Intersetorial com a participação de 8 Secretarias e 2 Fundações. O Programa Cidade Saudável foi oficialmente constituído por um decreto Nº 405, de 10 de março de 2022. Saiba mais clicando aqui.

Educom Saúde – Seu objetivo é sensibilizar, mobilizar e engajar a população visando uma atuação conjunta para construção do plano de ação local com foco na prevenção e promoção da saúde no território. Esse Programa é conduzido pela Secretaria de Saúde de Jacareí. Desta forma está sendo construído um novo modelo de comunicação no município a partir da população em conexão com as práticas educomunicativas. Clique aqui e saiba mais.

Segundo Rosana Gravena, Vice-Prefeita e Secretária de Saúde de Jacareí, a classificação dessas iniciativas significa “um reconhecimento do trabalho que Jacareí vem realizando com o intuito de promover a qualidade de vida e o bem-estar da população, tendo como referência um trabalho intersetorial, com discussões integradas.  Isso demonstra que trabalhar as necessidades da população e de uma cidade só é possível com uma visão sistêmica.  O Programa Cidade Saudável tem trazido para o município uma proposta inovadora de governança para pensar soluções para a cidade e isso tem sido evidenciado por meio desse e outros reconhecimentos”.

Legenda: ações do programa Jacareí Cidade Saudável