Programação do Núcleo de Educação Ambiental comemora aniversário da cidade

Dança Circular leva a uma introspecção e a um contato com a essência interior de cada participante. Foto: Valter Pereira/PMJ

Assim como diversos outros setores da Administração Municipal, o NEA (Núcleo de Educação Ambiental) da Secretaria de Meio Ambiente também está com uma programação especial para comemorar o aniversário de 364 anos que Jacareí vai completar no próximo dia 3. A programação inclui atividades dentro e fora do Viveiro Municipal “Seu Moura” em cindo dias, durante a primeira quinzena de abril, mês do aniversário. Confira:

Dia 1º
Dança Circular, a partir das 8h30, no Parque da Cidade. Normalmente, fora da programação especial, é sempre no terceiro sábado de cada mês, das 10h ao meio dia. Oriunda da cultura Celta, a dança leva a uma introspecção e a um contato com a essência interior de cada participante.

– Visita de um grupo de 30 alunos da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Professora Vicentina das Dores Queiroz, do Jardim das Indústrias, das 8h às 11h. Os estudantes percorrerão as trilhas do Viveiro, acompanhados por monitores do NEA e ainda participarão do curso Vivências com a Natureza, focado na qualidade de vida. Segundo a diretora de Meio Ambiente Izabel Lavendowski é uma oportunidade para desacelerar e entregar-se a um mergulho na natureza, ver a paisagem do viveiro, ouvir o canto dos pássaros, sentir o sol na pele e o perfume das flores.

Alunos da Rede Municipal de Ensino participam de caminhada ambiental. Foto: Valter Pereira/PMJ

Dia 4
– Doação de mudas de plantas medicinais e exposição de horta suspensa no Mercado Municipal, das 9h ao meio-dia, com o objetivo de estimular o cultivo entre a população. O projeto da horta suspensa, do biólogo David Noronha, do NEA, utiliza garrafas PET e permite sua instalação mesmo em casas que não tenham quintal de terra.

Dia 5
Plantio de horta com estudantes na EMEI Santo Antônio da Boa Vista, na rua dos Jacintos, 419, a partir de 8h30. Faz parte do projeto Horta nas Escolas, mantido pelo NEA há cerca de dois anos e que já atua em outras dez unidades de ensino da rede municipal.

Dia 6
Plantio compensatório de árvores e curso Vivência com a Natureza no Parque Meia Lua. A Secretaria de Meio Ambiente realiza o plantio de 1.600 mudas de árvores ao longo da avenida dos Migrantes. A maior parte já foi plantada, mas algumas mudas foram reservadas para que sejam plantadas pelas crianças do bairro, no sentido de se criar entre um vínculo.

Dia 8
– Visita de outra turma de 30 alunos da EMEI Professora Vicentina das Dores Queiroz, do Jardim das Indústrias, entre 8h e 11h. Os estudantes percorrerão as trilhas do Viveiro, acompanhados por monitores do NEA e participarão do curso Vivências com a Natureza.

O NEA funciona dentro do Viveiro Municipal “Seu Moura”, que fica na estrada Theófilo Teodoro Rezende, 39, no Campo Grande, a cinco minutos do centro. Mais informações pelo telefone 3953-6822.
(Renato Isique/PMJ)