Programa “Viagem Literária” reúne público presencial de 35 pessoas e 300 visualizações no youtube

Escutar áudio do texto

Trinta e cinco pessoas participaram presencialmente da 13ª edição do Programa “Viagem Literária”, na Biblioteca Municipal Macedo Soares, da Secretaria Municipal de Educação de Jacareí, na terça (dia 5). O evento também já teve cerca de 300 visualizações no youtube até esta quinta-feira (7).

A biblioteca recebeu a contadora de histórias, brincante e mediadora de leitura, Sandra Guzmán, que é graduada em Letras e especialista em Arte de Contar Histórias. Para ter o público presencial, foram respeitados os protocolos sanitários, em função da pandemia, mas também foi feita a transmissão online, pelo canal do youtube da Secretaria Municipal de Educação bit.ly/CanalSMEJacarei.

Contos Populares

O tema desta edição foi “Contação de Histórias: Contos Populares”. Neste módulo, contadores mostram como as lendas e outros “causos” passam de geração para geração e formam parte importantíssima da cultura popular. O “Viagem Literária” é um programa de estímulo à leitura, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e realizado pela SP Leituras.

As contações de histórias acontecem presencialmente, respeitando os protocolos sanitários, em função da pandemia. Contadores de histórias percorrem 60 cidades do Estado de São Paulo, compartilhando a força de relatos que começaram na oralidade há muito tempo e que até hoje permanecem vivos na cultura popular.

São atividades para todas as idades, todos os gêneros e de alcance universal. Os eventos acontecem sempre em bibliotecas públicas da região metropolitana, interior e litoral do Estado de São Paulo, em parceria com as prefeituras das cidades participantes.

Novos Leitores

A proposta é estimular a formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre as bibliotecas públicas e a população local. Além da contadora Sandra Guzmán, que visitou a Biblioteca Municipal de Jacareí, participam desta edição do programa, em outros municípios, os contadores de histórias Ademir Apparício Júnior, Alicce Oliveira, Arô Ribeiro, Camila Genaro, Cia. Bisclof, Cia. Mapinguary, Cia. Sá Totonha, Heidi Monezzi, Ih, Contei!, Irene Tanabe, Kika Farias, Mandingueiras da Pracinha, Os Tapetes Contadores de Histórias e Vinícius Mazzon. Acesse o site do Viagem Literária e confira a programação completa, em diversas cidades do estado até o dia 29 de outubro: https://siseb.sp.gov.br/viagem-literaria/modulo/contacao-de-historias-contos-populares

Legenda: Edição do “Viagem Literária”, na Biblioteca Municipal de Jacareí, com a participação da contadora de histórias Sandra Guzmán