Programa pedagógico de Jacareí sobre desenvolvimento sustentável é indicado a prêmio internacional

O programa “Jacarei Conect@ndo ODS”, da Secretaria Municipal de Educação, foi indicado para o United Earth Amazonia Award. O objetivo da premiação é promover globalmente, o melhor da Amazônia e do Brasil em iniciativas de ESG (responsabilidade ambiental, social e governança), com comprovada relevância e efetividade no suporte à sustentabilidade da floresta e de seus habitantes.

Para a secretária de Educação de Jacareí, Maria Thereza Ferreira Cyrino, a indicação representa “o resultado de um trabalho de conscientização realizado por todos os alunos da rede Municipal e que impacta toda a comunidade escolar, resultando num ambiente melhor para a Amazônia, o Brasil e o Mundo”.

De acordo com informações do presidente da United Earth, Marcus Nobel, os vencedores serão anunciados em solenidade realizada no Teatro Amazonas, em 28 de fevereiro, já que a iniciativa tem parceria com a prefeitura de Manaus. “Será uma cerimônia que promoverá o melhor do Brasil e da Amazônia em projetos ESG de impacto na preservação da floresta e de seus habitantes, e consequentemente, contribuindo para a sustentabilidade do planeta e o bem-estar de toda a humanidade”, destacou Nobel, em comunicado destinado à Secretaria de Educação de Jacareí.

Saiba mais

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, com metas a serem atingidas até 2030. Entre os principais objetivos estão redução das desigualdades, água potável e saneamento, energia limpa, saúde e bem-estar, agricultura sustentável, entre outros.

Já o programa “Jacarei Conect@ndo ODS” foi lançado em abril do ano passado na rede municipal de Educação, visando promover as ações pedagógicas baseadas nesses objetivos de desenvolvimento sustentável, com alunos desde a creche até o 5º ano do ensino fundamental.

Na ocasião do lançamento do programa, a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, destacou, também, a importância dos professores na efetividade do programa. “É importante que os professores se familiarizem com o assunto ‘ODS’, que irá nortear as ações e atividades que serão realizadas em sala de aula”, pontou.

Legenda: Evento de lançamento do Conectando ODS, em abril passado.