Programa Municipal de IST fortalece ações para população de Jacareí durante a pandemia

No Centro de Testagem e Aconselhamento ‘Casa do Abraço’ são ofertados testagem rápida e insumos, além do serviço de escuta para os munícipes

As atividades de orientação, prevenção e conscientização sobre as ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) devem ser reforçadas, com frequência, à população. Em tempos de pandemia em decorrência do novo Coronavírus (COVID-19), este trabalho deve ser ainda mais ampliado, mesmo com os protocolos de isolamento social.

É por isso que, em Jacareí, o ‘Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis’, localizado no Ambulatório de Infectologia, fortaleceu os serviços ofertados à comunidade. Tanto no Centro de Testagem e Aconselhamento ‘Casa do Abraço’, como nas Unidades Básicas de Saúde, o munícipe pode realizar a testagem rápida para o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis, gratuitamente, bem como acessar insumos, como preservativos e gel lubrificante.

Estatísticas – Em julho, o UNAIDS (em tradução, Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS), divulgou o relatório “Agarrar a oportunidade: enfrentando as desigualdades enraizadas para acabar com epidemias”, no qual reforçou que, em um contexto de desigualdades, a interrupção do tratamento das ISTs em alguns países, por conta do Coronavírus, aponta um cenário devastador no que diz respeito à luta contra o HIV.

O trabalho do Programa Municipal de ISTs faz com que Jacareí mantenha, atualmente, a média nacional de casos positivos de HIV, de acordo com a sua porcentagem de habitantes, que é 13% da parcela da população infectada. De 2017 até aqui, as ações do Programa possibilitaram aumento no número de testes para HIV, chegando a 125% de aumento. As demais doenças sexualmente transmissíveis também receberam atenção redobrada. Os testes de Sífilis e Hepatite B, no mesmo período, aumentaram para 138% e a Hepatite C, teve um salto de 163% na testagem para prevenção e tratamento do diagnóstico (de 2017 e 2020). Vale ressaltar que, no CTA/Ambulatório de Infectologia, o paciente recebe o resultado do teste e encaminhamento para início do tratamento no mesmo dia.

Saúde levada a sério – Os saltos também se deram nos insumos ofertados. A ampliação da oferta de preservativos externos/masculinos desde 2017 foi de 43% e os preservativos internos/femininos e gel lubrificante aumentaram a oferta em 200%.

A coordenadora do Programa Municipal de IST, HIV, AIDS e HV, Lilihan Martins da Silva, salienta sobre a busca pelos testes rápidos, em casos de suspeita ou situações de risco, e continuidade do tratamento medicamentoso para as pessoas com o diagnóstico de HIV/AIDS.

Nosso município mantém as ações descentralizadas, junto às Unidades Básicas de Saúde, que seguem com as ofertas dos insumos, testes rápidos e orientações sobre as IST’s. Não é momento de afrouxarmos nossas ações. Como apontam as pesquisas da UNAIDS, se houver descuido poderemos ter significativo aumento dos casos positivos de HIV, em especial entre gestantes, o que pode significar riscos à mãe e ao bebê”, alerta.

Serviço – O Ambulatório de Infectologia está localizado na Rua Purus, 79, Jardim Paraíba e funciona das 7h às 17h. Mais informações ou esclarecimentos de dúvidas podem ser realizados pelo telefone (12) 3955-9653 ou 9751.

Legenda: Fachada do Centro de Testagem e Aconselhamento ‘Casa do Abraço’, em Jacareí