Programa Jovens Urbanos desafia estudantes a ‘descobrir’ a cidade

Cento e vinte estudantes do ensino médio da rede pública de Jacareí iniciarão uma experiência inovadora a partir de segunda-feira (20). Os alunos, com idade entre 16 e 17 anos, terão a possibilidade de sair da sala de aula para ‘literalmente’ explorar a cidade em seus variados aspectos: gastronômico, arquitetônico, cultural, topográfico, ambiental, tecnológico, etc.

A iniciativa faz parte do Programa Jovens Urbanos (PJU) da Fundação Itaú Social, coordenado na região Metropolitana do Vale do Paraíba pelo Grupo de Assessoria e Mobilização de Talentos. Em Jacareí, o programa conta com o apoio da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu.

A educadora Mariana Pimentel Pereira explica que o primeiro passo é a “exploração” da cidade: “Os jovens são desafiados a olhar o que já conhecem mas também a reconhecer o novo e a partir da experimentação desenvolverem atividades diversas”.

Ainda segundo a educadora, durante o processo, que tem duração de 10 meses, os alunos também serão orientados por profissionais que integram o programa em oficinas definidas pelos próprios estudantes, c­onforme o interesse motivado por suas experimentações.

O Programa – O PJU é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e tem a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) de São Paulo. No Vale do Paraíba, o PJU tem a coordenação regional do Grupo de Assessoria e Mobilização de Talentos (GAMT). O programa é desenvolvido pelo GAMT desde o ano de 2013 na cidade de Caçapava. Em 2017, ano de expansão, o PJU será multiplicado em mais quatro cidades: São José dos Campos, Santa Branca, Jacareí e Taubaté.

O objetivo é dar oportunidade ao jovem para descobrir seus talentos, por meio dos conceitos de ampliação de repertório sociocultural, inserção produtiva e participação na vida pública. A formação tem como temas principais a cidade, as culturas em ação na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e as tecnologias contemporâneas, privilegiando a ação combinada desses temas na vida cotidiana dos jovens participantes.

(Rosana Antunes/PMJ)