Programa Jacareí Cidade Leitora e Fundação Cultural levam Cinema Gratuito para o Parque Meia-Lua

O Programa Jacareí Cidade Leitora da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Biblioteca Municipal “João Baptista Denis Netto – Jobanito”, e a Fundação Cultural de Jacarehy “José Maria de Abreu”, vem oferecendo sessões de cinema gratuitas no teatro do EducaMais Parque Meia-Lua (rua Joaquim Machado Gomes Sobrinho, 151), todas as quartas-feiras, às 14 horas.

A ação faz parte do projeto “Pontos MIS” do Museu da Imagem e do Som da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. A iniciativa tem como objetivo a difusão audiovisual com intuito de promover a formação de público e circulação de obras de cinema em diversos pontos do Estado.

Neste mês de julho a programação foi preparada para oferecer lazer às crianças e adolescentes durante o período de férias escolares. Todos os filmes do mês têm classificação livre, e são indicados para todos os públicos e idades.

O “Pontos MIS” estava sediado na Sala Mario Lago até dezembro de 2017. Segundo o presidente da Fundação Cultural Bruno Castro, a transferência de local se deu em virtude da necessidade de descentralizar as ações culturais na cidade. “A Biblioteca Municipal do Parque Meia-Lua é fundamental na difusão cultural daquela região e, portanto, transformá-la no local de exibição dos filmes foi natural”, destacou.

Para a secretária de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino, o “Pontos MIS” é um reforço fundamental nas iniciativas do Programa Jacareí Cidade Leitora. A secretária enfatiza que o tema da leitura não se restringe apenas aos livros, mas abrange, também, as diversas formas de leitura do mundo. “O cinema é uma dessas maneiras de enxergar o mundo. Os filmes e suas histórias, além de instigar a curiosidade dos espectadores, apresentam outras realidades e culturas”, disse.

A exibição gratuita de filmes se estenderá até dezembro de 2018. Confira abaixo os filmes que serão exibidos no mês de julho:

11/7/18 – Os Xeretas – classificação: livre

Sinopse: Três amigos inseparáveis encontram uma pequena menina com um símbolo tatuado no braço vagando perdida pela cidade. Com a ajuda da mística Alana, eles descobrem que a garota é, na verdade, uma viajante dos portais do tempo e do espaço.

18/7/18 – Historietas Assombradas: o Filme – classificação: livre

Sinopse: Pepe é um menino de 12 anos que mora com sua avó, uma bruxa-empresária. Após descobrir que é adotado e que seus pais estão vivos, ele decide sair em busca deles, mas assim acaba atraindo a atenção de Edmundo, um vilão biomecânico que precisa de Pepe para concretizar seu enorme plano maléfico: usar a energia do menino para conquistar a imortalidade da sua espécie.

25/7/18 – Minhocas, o filme – classificação: livre

Sinopse: Júnior está na pré-adolescência. Cavado acidentalmente para fora da terra, Júnior vive uma aventura com seus novos amigos Nico e Linda e precisa voltar para casa. Porém, antes, ele precisa impedir os planos de dominação de um terrível tatu-bola.

(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Divulgação)