Programa Gestoras da Moda está entre os finalistas do Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022

Criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Jacareí em 2019, o programa visa gerar mais profissionais qualificadas para o setor têxtil e capacitar as mulheres para uma independência financeira

O Programa Gestoras da Moda de Jacareí foi selecionado, nesta semana, como um dos 40 finalistas do Prêmio Estratégia ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) Brasil 2022.

A premiação, organizada pela Rede Estratégia ODS, visa reconhecer boas práticas elaboradas e realizadas nos mais diversos setores da sociedade. Os vencedores de cada categoria serão anunciados em um evento no dia 7 de junho, que ocorrerá em São Paulo.

Essa é a terceira e última fase do prêmio, que reúne representantes de todo país em quatro segmentos: dimensão social, ambiental, institucional e econômica – que inclui o ‘Gestoras da Moda’.

“Estar entre os finalistas, para nós já é uma vitória, além de apontar o quanto o Programa está alinhado com as Estratégias ODS”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Jacareí, Luis Fernando Massari.

O Programa

Realizado pela primeira vez em 2019 para atender a demanda de mão de obra do mercado e gerar mais profissionais qualificados, o ‘Gestoras da Moda’ é idealizado pela Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de incentivar a inclusão de gênero e o desenvolvimento das mulheres, resultando na independência financeira e empoderamento de mulheres de baixa renda.

Além disso, o programa visa tornar Jacareí um Polo de Moda de referência no Estado de São Paulo, fomentando a economia local e regional. O ‘Gestoras’ inclui aulas de gestão e empreendedorismo, partindo de uma metodologia que estimula as alunas a criarem e ampliarem seus negócios.

São oferecidas aulas sobre cadeias produtivas, controles financeiros, produtividade, vendas, divulgação, precificação, contratação de funcionários, entre outras. A formação envolve, também, a capacitação em costura, de acordo com a vocação e perfil das empreendedoras. A próxima edição do programa será realizada durante o segundo semestre de 2022.

“A implementação do Gestoras se deu devido à necessidade de elaboração de políticas públicas voltadas à geração de emprego para mulheres e ao fortalecimento do setor têxtil da cidade de Jacareí, já que o município sempre teve vocação para o setor têxtil e ao mesmo tempo uma carência de mão de obra qualificada local. Hoje, já são 170 mulheres formadas, com diversos cases de sucesso”, explicou a coordenadora do programa, Daniela Cambuzano.

Legenda: formatura da última edição do ‘Gestoras da Moda’, que foi realizada em abril de 2022