Programa ‘Família Segura’ promove palestras em celebração ao Dia Internacional da Mulher

Foram dois dias de palestras reflexivas sobre temas como perspectiva racial e tráfico de pessoas

“O Dia Internacional da Mulher é mais do que comemorações. Na verdade, não temos muito o que comemorar. A data vem para a reflexão de assuntos pertinentes na sociedade atual, como questões de gênero e de igualdade racial”. Com essa fala, a coordenadora do Família Segura, Benedicta Peixoto, abriu o segundo encontro promovido pelo programa, em celebração ao mês das mulheres.

Na última segunda-feira (2), das 9h às 11h, o auditório da Secretaria de Educação recebeu a presidente da Comissão da Mulher e Advogada da OAB-SP, Dra. Cláudia Patrícia Luna, que ministrou sobre a trajetória sócio-histórica e cultural das mulheres no Brasil, a partir de uma perspectiva racional. Já nesta terça-feira (3), o tema “tráfico de pessoas: uma questão de gênero” foi abordado pela Dra. Anália Ribeiro, ex-coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado de São Paulo.

Anália ressaltou a importância da discussão de temas como estes. “O tráfico de pessoas significa o comércio de vidas, um crime que transforma as pessoas em produtos. Isso é sério demais e não pode ser um tabu. Deve ser conversado em casa para que seja um processo educativo e de prevenção”, enfatizou.

Cerca de 120 pessoas, nos dois dias, tiveram os ouvidos atentos para aprenderem mais sobre os assuntos apresentados. Estiveram presentes a vereadora de Jacareí, Patrícia Juliani, a secretária de Assistência Social, Jurema Colassante dos Santos, a equipe do Família Segura, entre outros servidores dos equipamentos da Secretaria de Assistência Social.

FAMÍLIA SEGURA – O programa é voltado à prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar, com foco em um atendimento psicossocial inicial, com a missão de contribuir para o rompimento do ciclo de violência. Sua atuação é articulada entre Gabinete do Prefeito e as secretarias de Assistência Social, Saúde, Infraestrutura, Segurança e Defesa do Cidadão.