Programa Abraçando o Futuro vai capacitar profissionais que atuam com crianças e adolescentes sobre combate à violência

Profissionais das áreas de saúde, educação, segurança e assistência social poderão participar, entre os dias 20 e 27 de novembro, do “Programa Abraçando o Futuro”, um curso de capacitação para prevenção da violência contra crianças e adolescentes e também sobre como acolher e atender da melhor forma as vítimas. O “Programa Abraçando o Futuro” vai ocorrer entre 8h às 16h30.

O curso será feito no auditório da Secretaria de Educação e tem capacidade para 130 pessoas. O objetivo é capacitar os profissionais que trabalham com crianças e adolescentes sobre formas de identificar casos de violência e também, nos casos confirmados, a prestar atendimento e acolhimento mais humanizados às vítimas e dar o encaminhamento mais adequado de acordo com cada caso.

Podem fazer parte do programa profissionais das redes pública e privada de saúde, como psicólogos, enfermeiros e recepcionistas. Também podem participar atendentes em unidades básicas de saúde, delegacias, conselhos tutelares, escolas, unidades de assistência social,e também de organizações não governamentais que atuem com crianças e adolescentes.

Temas – Os temas que serão abordados no Programa Abraçando o Futuro são: “O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o papel da rede pública na prevenção ao combate às dinâmicas intrafamiliares abusivas”, “Crianças e Adolescentes em situação de violência doméstica e sexual: experiência da Vara da Infância e Juventude de Jacareí”, “Limites e obstáculos para o cumprimento do papel dos conselhos tutelares na garantia de direitos de crianças e adolescentes em situação de violência sexual”, “Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar na Legislação Brasileira”, “Diversidade, Bullyng e Violência Homotransfóbica”, “Cultura de paz: um olhar sobre a violência doméstica, abuso e exploração sexual contra criança e adolescente”, “Protagonismo juvenil e prevenção: projeto Jovens Multiplicadores do PMDST/HIV/Aids e HV”, “A violência e a ética da compaixão”, “Dados epidemiológicos e notificação dos casos de violência”, “O fluxo de violência no município de Jacareí”, “Comev (Comitê de Violência) – Secretaria de Saúde de Jacareí”.

Os interessados em participar do programa de capacitação deverão se inscrever por meio de endereço eletrônico [email protected] até o dia 18 (quarta-feira), informando o nome, documento oficial, a instituição que representa, telefone e endereço eletrônico. O auditório da Secretaria de Educação fica na rua Lamartine Delamare, 69, no centro da cidade.
(Secretaria de Comunicação)