Profissionais de enfermagem são capacitados para assistência na realização de pré-natal de baixo risco

Escutar áudio do texto

A realização do pré-natal representa papel fundamental em termos de prevenção e detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde promoveu na quarta-feira (13) e quinta-feira (14), um treinamento para enfermeiros com o objetivo de capacitá-los para a realização de assistência à gestante de baixo risco.

Ao todo, cerca de 25 profissionais estiveram na Unidade de Saúde do Santa Cruz dos Lázaros, onde foram capacitados e puderam sanar suas dúvidas.

Para a diretora de Atenção Básica, Marilis Cury, “qualificando a assistência prestada pelos enfermeiros, a equipe consegue dividir melhor as tarefas no cuidado ofertado às gestantes, ampliando o acesso aos serviços”.

Segundo a Gerente de Atenção Básica, enfermeira Luciana Almeida, este treinamento faz parte dos protocolos de enfermagem que foram elaborados pela própria rede, a partir da identificação de profissionais que possuíam habilidades na área. Estes escreveram e fizeram a elaboração do protocolo, que foi aprovado pela Secretaria de Saúde e COMUS (Conselho Municipal de Saúde). “A partir deste treinamento estabelecemos a necessidade de criar agendas para as consultas de enfermagem dirigidas às gestantes e começamos a implementar uma nova forma de atender este público”, complementou a gerente.

Ainda segundo ela, isso se caracteriza como um trabalho em equipe, compartilhado e transdisciplinar, focando na ideia de que a gestante é paciente. de toda a rede, conseguindo fazer um cuidado mais integral da mesma.