Professores participam de Formação em Programa de Desenvolvimento Colaborativo de Aulas

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Com o objetivo de colaborar com a comunidade educacional do Brasil, 14 professores do 4º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino seguem para a segunda etapa do estágio do Programa de Desenvolvimento Colaborativo de Aulas da NOVA ESCOLA.

A iniciativa, uma parceria entre a Fundação Lemann, mantenedora da Associação Nova Escola e a Google subsidiará o apoio a mais de um milhão de professores em todo o país, disponibilizando planos de aulas alinhados com a Base Nacional Comum Curricular, o que garantirá melhor qualidade no ensino e na aprendizagem.

De acordo com a Secretaria de Educação, o conceito da iniciativa inclui conteúdos como vídeos explicativos, atividades dinâmicas para a sala de aula, exercícios para alunos e guias de aula para o professor, viabilizando propostas pedagógicas qualificadas para o planejamento e aulas de professores de todo o país.

Nesta etapa do programa, os professores e representantes da Secretaria de Educação participaram da primeira formação presencial para execução do projeto. Na ocasião, foi proposta a exploração da plataforma, além de preparar os professores para selecionar aulas e aplicá-las, retornando com feedback (positivo, negativo, críticas e sugestões) por meio da própria plataforma na mesma semana da aplicação.

Para a professora Nilza Alcântara Silva, da EMEF Conceição Aparecida Magalhães, no bairro Jardim Paraíso, a iniciativa proporciona outras maneiras de abordar as questões do dia a dia: “As orientações servem principalmente para os professores iniciantes, que tem dúvida daquilo que fala com a criança, qual a resposta dos alunos, e para aqueles que estão há mais tempo em sala, ampliar sua prática. Realmente estou achando muito interessante”, salienta ela.

Nesta etapa do programa, a aplicação e análise na sala de aula acontecem entre 31 de julho e 13 de outubro. Todos os professores participantes desta etapa serão certificados pelo programa.

(Marcio Moura/PMJ)