Professores municipais passam por formação de Matemática

Matematicando Jacareí” reúne educadores para palestra

Mais que desenvolver capacidades cognitivas e facilitar a resolução de problemas do dia a dia, o pensamento matemático é um fator de sucesso para o futuro. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação criou este ano o projeto “Matematicando Jacareí”, que envolve toda a rede, desde a Creche até o 5º ano do Fundamental e a Educação de Jovens adultos.

Todos os professores, equipe gestora e equipe técnica da Secretaria de Educação, estão empenhados numa educação de qualidade, para o ensino da matemática lúdica e prazerosa, norteados pelo pensamento e pela concepção de que: “A matemática está em todo lugar”.

Na última segunda-feira (20), a Secretaria de Educação recebeu o professor Ivan Cruz Rodrigues, autor do livro “Nosso Livro de Matemática, da Zapt Editora, livro escolhido por todas as escolas da rede municipal, dentro do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático).

O professor Ivan Cruz possui Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Mestrado Profissional em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Doutorando de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Atua na Rede Pública Estadual de São Paulo como diretor de escola, como formador em cursos de formação para professores da Educação Básica e participa do Grupo de Referência em Matemática (GRM) da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo no Projeto EMAI.

A secretária de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino agradeceu as professoras presentes, que saíram da formação motivadas e já começaram a colocar em prática algumas das ideias.Seja para contar objetos, fazer cálculos ou resolver problemas o fato é um só: o pensamento matemático transformou o mundo e pode, também, inspirar inovação no cenário educacional”, disse.

Cidade Leitora – A Secretaria Municipal de Educação lançou em abril o projeto “Matematicando Jacareí”, que é um eixo do Programa Jacareí Cidade Leitora, iniciado em 2018 nas escolas municipais, com o objetivo de trabalhar a leitura com a crianças. Este ano o tema será a Matemática, em todos os níveis de ensino.

O “Matematicando Jacareí” terá várias ações durante o ano, como:

1. Jornada Pedagógica – Oficinas baseadas em Matemática;

2. Desfile de 7 de Setembro com todas as ações feitas nas escolas;

3. FLIJ – Feira Literária Jacareí – com expositores e atividades voltadas para a Matemática;

4. Seminário Técnico PVE (Língua Portuguesa e Matemática);

5. Matematicando na Rede – Ações Pedagógicas nas escolas voltadas ao Ensino da Matemática.