Professores e ADIs se formam como “Agentes do Brincar”

Mais de 50 profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Jacareí, entre professores e ADIs (Agentes de Desenvolvimento Infantil), participaram da formatura do curso de ‘Qualificação Profissional Agentes do Brincar’, promovido pelo Centro Paula Souza, por meio da ETEC de Santa Isabel, no sábado (25).

O curso de Qualificação Profissional em Agentes do Brincar é uma parceria do Centro Paula Souza com a IPA Brasil e terre des hommes.

As aulas se iniciaram há quatro meses, e foram registradas durante este período pelos grupos, que estão preparando um artigo, tornando o município como “Cidade do Brincar”. Nestes meses, todos os grupos fizeram o ‘Dia do Brincar’, de forma online, outros em bairros e escolas, e também no Parque da Cidade.

O curso foi feito pela plataforma Zoom. Foram 100 horas práticas e 80 teóricas, além de atividades complementares e projetos lúdicos.

Diversidade de Temas

Os temas das aulas foram: ‘Princípios dos Agentes do Brincar: como proporcionar o brincar livre’; ‘O brincar e o desenvolvimento humano’; ‘Brincar para construção de uma cultura de paz: habilidades socioemocionais’; ‘Políticas para promover o brincar, projetos lúdicos e como realizar um dia do brincar’; ‘Gerenciando riscos no brincar’; ‘Espaços para brincar: brincar ao ar livre na natureza’; ‘Espaços para brincar: brincar na cidade’; ‘Brincando em espaços culturais’; ‘Igualdades de oportunidades no brincar’; ‘Brincadeiras para todas as faixas etárias’; ‘Inclusão de crianças com deficiência pelo brincar’; ‘Brincando com música’; ‘Brincar e o imaginário infantil: contação de histórias’; ‘Brincar e dançar: a arte em movimento’; ‘Brincar e a criatividade’; ‘Brincar e a criatividade: criação de brinquedos com material não estruturado’; ‘Brincar e o jogo: jogos de tabuleiro’; ‘Brincar e o jogo: tecnologia’; ‘Encerramento e apresentação de projetos lúdicos’.

Legenda: Profissionais da Secretaria Municipal de Educação em aula no Parque da Cidade, em Jacareí