Professores apresentarão Boas Práticas em FIA virtual

Os professores municipais têm até sexta-feira (27) para se inscreverem na apresentação de Boas Práticas, na próxima edição da ‘Feira Infantil de Arte – FIA/2021’, promovida pela Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que acontece a partir de 18 de outubro, de forma online.

No evento, que terá como tema “A Arte e suas múltiplas conexões no Ensino Remoto e Híbrido”, será realizada uma exposição, em galeria virtual no portal da Educação (www.educajacarei.com.br), dos trabalhos artísticos das crianças de Educação Infantil – Creches e EMEI/EMEIFs –, e alunos do Ensino Fundamental, além da socialização das Atividades dos Cadernos de Propostas e Vivências (Educação Infantil) ou das Sequências Didáticas (Ensino Fundamental – Professor de Arte).

Essas ações foram desenvolvidas nesse ano e foram coordenadas e realizadas pelas Supervisões de Educação Infantil e Arte, pelos formadores do Centro de Formação, pelos professores coordenadores das escolas, pelos professores de salas de aula, pelos professores de Arte e pela participação indispensável das famílias, engajadas nesse processo do ensino em tempos remotos e híbridos.

Fez Arte!

A Feira Infantil de Arte visa despertar a criatividade e estimular o gosto e respeito pela cultura, proporcionando a troca de experiências e vivências pedagógicas no campo da Arte. Na edição deste ano, o objetivo é resgatar o processo de ensino e aprendizagem em Arte na Educação Infantil, com explorações, manipulações, experimentações e aproximações das crianças com este universo, considerando seus três eixos de trabalho: contextualização, apreciação e produção.

A ‘Feira Infantil de Arte – FIA’ foi criada por meio de uma Lei instituída desde 1979, proposta inicialmente para a Educação Infantil. Em meados de 1998/99, a FIA passou a abranger o Ensino Fundamental I e, a partir de 2004, uma emenda à Lei que a instituiu, propôs que a sua realização fosse anual e que acontecesse sempre no segundo semestre.

A FIA também tem o objetivo de validar o trabalho pedagógico do Ensino de Arte realizado na Rede Municipal e de proporcionar estudos, reflexões, novas pesquisas, trocas de experiências e vivências pedagógicas.

Legenda: Feira Infantil de Arte realizada antes da pandemia, na Secretaria Municipal de Educação