PROFESSORA GENY ALVES

 

Nascida em 29/11/1929, a professora Geny Alves Coimbra é uma daquelas pessoas raras que a vida nos apresenta. Fez a pré-escola no Coleginho das Irmãs e estudou na tradicional Escola Coronel Carlos Porto, mas interrompeu os estudos ainda jovem.Casou-com Walace Coimbra, com quem tem uma filha chamada Independência.

Quando sua filha entrou na pré-escola, Geny retomou os estudos para acompanhá-la. Na época, para entrar no ginásio era preciso prestar um exame de admissão. Geny tirou de letra e passou em terceiro lugar, mesmo sem ter feito qualquer cursinho preparatório.

Com inteligência e sensibilidade, conseguiu conciliar com maestria sua vida de esposa, mãe, mulher e aluna exemplar.

Após o ginásio, entrou na Escola Normal, nome dado à formação de professores habilitados a lecionar no ensino elementar. Formou-se professora aos 31 anos e começou a dar aulas aos 33. Mais tarde, cursou a Faculdade de Pedagogia, com especialização em Orientação Educacional, Administração e Supervisão.

Foi em Jacareí, na Escola Professora Hermínia Silva de Mesquita, que a maior parte de sua história profissional foi escrita. Nessa trajetória, o que ela aprendia da vida, também ensinava – e por isso é tão querida.

Era apaixonada por seus alunos e tinha orgulho em ser coordenadora do Centro Cívico da Escola. Aposentou-se em 1988, aos 59 anos, tendo ainda respondido, depois disso, pela direção do Colégio Agrícola Coopercotia durante dois anos. Faleceu em 2022, aos 93 anos, deixando um legado de amor, fé e bondade no coração de quem teve o privilégio de tê-la como professora.